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Enviada em: 12/10/2017

O conceito de educação não é uma invenção do século XXI, ele existe desde a Grécia Antiga, mesmo que de maneira informal. Atualmente, jamais veríamos o mundo sob a mesma égide social, política e cultural sem esse meio. Isso porque a humanidade utiliza a educação como alicerce para mudanças e também, no aspecto da globalização, disseminar ideias e pensamentos que acarretarão tais processos.     No período da Idade Média, a Igreja Católica possuía a hegemonia educacional que não permitia a abrangência de conhecimentos. Porém, no século XVII, com as ideias iluministas, muitos paradigmas foram rompidos e uma abertura a ideias novas revolucionou diversas sociedades. Percebe-se com isso o poder que a educação tem: é a única que pode formar e quebrar dogmas. Isso não quer dizer desprezar ideias passadas, mas desconstruir-las para formar pensamentos que se adequam a épocas distintas.      É quase um pleonasmo dizer que a educação é mais facilmente utilizada no cenário da globalização. Acontecimentos como a Primavera Árabe que utilizou dos conceitos de democracia para mudar os pensamentos de suas sociedades e derrubar ditadores do poder são perfeitos para explicitar tal aspecto, visto que estes fatos se destacaram pelo intenso ativismo nas redes sociais. Tal engajamento foi imprescindível para a revolução e não seria possível sem o pensamento crítico que a educação proporciona aos indivíduos e ao alcance da internet.    Torna-se evidente portanto, que a educação é necessariamente responsável pelas mudanças na história e que sua constante valorização é fundamental. A principal organização que deve agir para isso é a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). Ela deve utilizar de seus mecanismos para articular países a investir em educação escolar e universitária que fomente a alteridade do saber, usando a internet como meio de adquirir diversos tipos de pensamentos e influenciar a busca e a finalidade do conhecimento em seu cotidiano. ..cidadão.