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Enviada em: 15/10/2017

A Exclusão Social é relativo a um processo de distanciamento e limitação de  um segmento populacional  em diversos nichos da estrutura da sociedade, isso é feito através de diversos mecanismos de privação de recursos . O afastamento da educação é um fator de agravamento desse cenário. Na medida em que alguns indivíduos são limitados aos recursos educacionais , restam-lhe apenas a privação de uma ascensão social. .         A privação de alguns grupos sociais aos  âmbitos  da  estrutura social  é  um fenômeno recorrente no Brasil, a divisão de  centro-periferia nas cidades brasileiras  implica em um fornecimento de benefícios desigual aos  moradores.  Na urbanização  das  grandes cidades brasileiras, é nítido esse processo. Tanto o processo  de modernização carioca de Pereira passos quanto da criação de Brasília segregaram um  segmento da população  da qualidade de vida fornecida nos centros urbanos. O primeiro visiva o deslocamento dos  moradores  dos cortiços  para regiões mais  afastadas , alargando as avenidas e modernizando a cidade, enquanto a segunda  criou a Campanha de Erradicação de  Invasores CEI  que tem  o caráter de  remoção  dos  indesejáveis das  áreas  privilegiadas  da  nova cidade à região mais afastada , atual  Ceilândia. Ambos os caso são exemplos de segregação de um segmento social impelido a uma periferia sem os recursos do núcleo urbanizado.        Ademais, os indivíduos suburbanos não tem os mesmos benefícios,  a privação do ensino de qualidade do centro é um  dos fatores  da  exclusão  social.  A grande  disparidade da educação público dentro  das  regiões da mesma cidade é  um reflexo da  desigualdade  intrarregional. Conforme  os  resultados do Exame Nacional do  Ensino  médio de 2015 , as  melhores  médias no exame em escolas administradas pelo Governo do Distrito Federal vieram do Colégio Dom Pedro II e o Setor Leste , enquanto a  pior é a do Educacional 01 da Estrutural, região  afastada do centro. Dada a carência educacional, os  indivíduos daquelas áreas tendem a ser excluídos de uma mudança social, condicionando apenas a reprodução das condições existentes.          Fica claro que a educação é segregada  em regiões periféricas ,cuja  os  indivíduos indesejáveis foram privados  de  recursos das urbanização. O Governo federal deve criar condições financeiras para as escolas periféricas possar fornecer um programa de ensino intensivo de preparo as  provas de ingresso nas universidade públicas, esses projetos devem ser financiados com o orçamento público destinado a educação para  abastecer  as escolas com materiais , profissionais e auxílios os estudantes de baixa renda. Haja o senso comum que o educação é uma das formas mais eficientes de  ascensão social , ela realmente mudará a situação centro-periferia das cidades brasileiras.