A educação como veículo de mudança na sociedade

Envie sua redação para correção
    A importância da educação para a sociedade
      No Brasil, a educação costuma ser compreendida como meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. Isso é um grave problema, porque a simples transferência de conhecimento não contribui para mudança da sociedade, uma vez que esse é um processo acrítico e dogmático, logo é necessário encontrar e praticar outras alternativas pedagógicas. 
     Paulo Freire, patrono da educação nacional, há anos já criticava a educação  brasileira, pois essa consiste no professor transferir informações ao aluno. Dessa maneira, o estudante só aprende o conhecimento já produzido, nenhum novo é criado. Logo, sem criação, não há como originar soluções para os problemas da sociedade brasileira, tais como: violência, poluição, urbanização desregulada, pouca tecnologia em comparação à países como Japão.
     Esse modelo pedagógico faz o Brasil ocupar o 53º lugar no ranking internacional de educação, entre 65 países avaliados, segundo o Programme for International Student Assessment (PISA). Ademais, ocupa a 69ª posição no Índice Nacional de Inovação, conforme a Universidade de Cornell e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI). Esses resultados corroboram as críticas feitas por Paulo Freire, o atual modelo educacional brasileiro é estagnador, por isso o país obtém resultados péssimos em avaliações internacionais. 
      Portanto, conclui-se: é notável a educação ser um meio essencial para mudanças positivas na sociedade, mas o modelo pedagógico brasileiro não permite isso. Logo, como solução, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, deve flexibilizar os currículos escolares dos Ensinos Fundamental e Médio. Dessa maneira, o professor será menos cobrado para passar uma grande quantidade de matéria e poderá estimular uma postura mais ativa do alunos, por meio de debates em sala de aula os incentivará a tecer reflexões críticas sobre problemas atuais.