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Enviada em: 15/10/2017

As dificuldades para alcançar o elemento transformador da sociedade: educação              No Brasil Colônia, a educação mostrou-se como chave fundamental utilizada pelo Jesuítas para a orientação dos nativos no que diz respeito a disseminação cultural, desenvolvimento linguístico e a comunicação civilizada entre os nativos e os jesuítas, que posteriormente se aperfeiçoaram dando início às primeiras escolas de ler ,escrever e contar no Brasil. A educação é chave transformadora no que tange à especializações no mercado de trabalho, na ação de comunicação e em meio social . No entanto, no Brasil do século XIX, mesmo com as grandes melhorias na esfera educacional, há empecilhos que dificultam o processo de alfabetização da população brasileira.               Em primeiro lugar, vale ressaltar a dificuldade do acesso de crianças e adolescentes à escolas, nas áreas mais carentes do Brasil. A dificuldade inicia desde o caminho à escola até a disponibilidade de professores nas salas de aula. É frequente noticias nos jornais de crianças que precisam caminhar vários quilômetros, debaixo de sol ou chuva para estudar, e quando chegam à escola se deparam com a escassa oferta de professores, materiais e livros. Porém, encaram todas as adversidades com o objetivo de aprender a ler e escrever em vista à um futuro com melhores oportunidades.             Em segunda análise, é possível destacar a divergência entre a qualidade de ensino entre escolas públicas e particulares. Segundo dados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), os parâmetros analisados entre escolas públicas e privadas, mostram grandes diferenças no  nível de desempenho entre ambas, visto que, em escolas particulares, há um preparo especifico e direcionado para exames vestibulares, enquanto em instituições publicas não oferecem métodos de preparo, o que reflete diretamente no desempenho dos alunos.               Dessa forma, fica claro, portanto, que apesar de crucial, o papel transformador da educação não tem sido aproveitado no Brasil. Sendo assim, é preciso que haja eficaz atuação do Ministério da Educação em parceria com com as Secretarias de Educação dos Estados, que adote um programa de governo que possibilite o transporte de alunos das áreas mais carentes e afastadas das escolas, e que insiram novos concursos públicos para contratação de professores. Além de garantir a aplicabilidade de verba no preparo dos alunos de escolas públicas para vestibulares. De fato, em atenção á essas melhorias no âmbito educacional brasileiro, o Brasil estará inserido nos melhores índices de alfabetização mundiais.