A educação como veículo de mudança na sociedade

Envie sua redação para correção
    Segundo o educador Paulo Freira, a educação não transforma o mundo. A educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo. Mediante a essa perspectiva observa a importância que a instituição escolar exerce na vida do ser humano para fornecer subsídios necessários na construção de um mundo melhor. Entretanto, o sucateamento existente nas escolas públicas brasileiras dificulta a concretização desse ideal.
            Em primeiro lugar, quando se analisa a realidade das escolas públicas no Brasil, observa-se um cenário caótico. Dados divulgados pela  Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico nesse ano, OCDE, revela que a qualidade de ensino no país ocupa a penúltima posição em um ranking entre 34 nações e quando se fala em violência, os professores brasileiros são os que mais sofrem agressões de alunos no mundo. Um quadro que demonstra que essa instituição não possui meios para desempenhar cabalmente a sua função basilar; a construção de cidadãos e assim, emerge em uma crise institucional.
         Ademais, esse contexto sinaliza as falhas Estado, dado que sendo a escola um bem público requer desse órgão medidas para promover o seu desenvolvimento. Em contrapartida, o que se percebe que governo fechou os olhos para ensino do país e assim, dificilmente observará mudanças na nação. Uma vez que, ao fazer uma comparação entre as nações que apresentam os melhores índices de desenvolvimento humano perceberá a solidez que essas apresentam em relação a qualidade da educação. 
           Portanto, a educação só será um veículo de mudanças ,no Brasil, no momento que o Estado desempenhar sua função de promovedor do bem estar social. E para isso, requer do governo maiores investimento no ensino do país, com objeto de promover a sua estruturação, além disso devido a relevância que é o secretario de educação exerce é preciso criar leis de que só ocupará esse cargo pessoas aptas que foram selecionadas pelo um concurso e não por indicação do prefeito. Assim,  quem sabe assim, o Brasil, viverá sobre o ideal do positivismo; ordem e progresso.