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Enviada em: 20/02/2018

Ao analisar o tema vê-se que faz referência aquilo que foi produzido pelo homem para impor a educação no Brasil.Com a chegada dos jesuítas houve a preocupação em converter os "selvagens",por meio de técnicas abusivas pela práticas de castigos físicos e dogmas de inferno.Mais tarde a fuga da família Real que junto a si trouxe um grande acervo de livros,estes voltados aos interesses das elites dirigentes e aristocratas, refletiu nos segmentos sociais a consolidação do aumento da criminalidade,péssima administração pública e crescente taxa de analfabetismo.Assim a prioridade que é proclamada nos discursos políticos nunca são repassadas as ações práticas.  Segundo,o filósofo Immanuel Kant "O ser humano é aquilo que a educação faz dele".Por isso a discrepância intolerável no ensino, demanda reformas desde 1937,período em que a Constituição Federal permitiu a elaboração de entidades particulares e públicas surgindo a divisão social e intelectual disseminada pela sociedade,em virtude de que a classe alta frequenta instituições de elite,enquanto a menos remunerada é diretamente atingida pela carência de condições materiais,professores sem formação específica,falta de conexão entre níveis de ensino infantil, fundamental e superior,além de enfrentar a dificuldade em faculdades públicas federais regidas de um processo seletivo rígido,no qual aqueles que não tiverem boa base escolar tornam-se excluídos.   Por conseguinte, o número de jovens que procuram o mundo do crime em favelas constituídas por  facções criminosas com venda ilegal de armas e substancias ilícitas totalmente acessíveis em áreas marginalizadas,certamente,desprovidas de uma boa educação,o que de fato favorece a morte precoce de crianças e ao aumenta da formação de adultos ignorantes,apolitizados incapazes de  fazerem uso da política para exigir direitos e reformas sociais,sejam saúde,lazer e educação básica.Contudo há projetos,entre eles, o EDUCAR que apesar de sua atuação ser restrita ao estado de Pernambuco, visam reformas gerenciais e progresso na equidade da educação pública.   Porém,devido aos fatos mencionados, o papel da escola em atuar como mecanismo de inclusão e repassar aprendizagem com eficácia são passíveis de falhas.Deve-se haver maior disponibilidade  de concursos públicos que selecionem professores qualificados a todos os níveis de ensino,implementação de tecnologia através de salas de informática em conjunto com plataformas de estudos onlines com materiais de apoio(vídeo aulas,soluções para dúvidas).Bem como a aplicação em parte, pelo poder legislativo,este responsável pelo plano educacional,em casos de desvios de verbas para esse âmbito com penas severas,cuja o infrator deva fazer serviços comunitários e prestação de contas em pagamentos de multas. Leis federais