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Enviada em: 24/02/2018

O sociólogo T.H Marshall identificou que os direitos civis, sociais e políticos formam a sociedade moderna. Entretanto, é possível perceber que, os desafios na educação como veículo de mudanças na sociedade violam alguns desses direitos, tornando-se um problema no panorama atual. Contudo, é indispensável uma remodelação dos projetos sociais governamentais para coibir essa atrocidade.   É irrefutável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do impasse. Segundo Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível destacar que, no Brasil, os desafios na educação violam com essa harmonia. Haja vista que, embora esteja previsto na constituição o direito á educação, na qual possibilita uma boa qualidade de ensino aos cidadãos, mais de 13 milhões de pessoas não sabem ler nem escrever, contribuindo para a ignorância.    Vale destacar também que, conforme Sócrates, os erros são consequência da ignorância humana, portanto, o desconhecimento diante de mecanismos para a formação educacional influi diretamente em comportamentos inadequados de alguns indivíduos, à vista disso é interessante destacar que, o Brasil é um país subdesenvolvido e a educação não está em primeiro plano. Desse modo, o governo não investe em educação e as pessoas não têm acesso à ela. Ademais, investir em educação é o primeiro passo para existir uma sociedade melhor.    Diante dos fatos mencionados é necessária a aplicação de medidas que resolvam os problemas impostos. Em vista disso, é dever do Ministério da Educação em parceria com as escolas, implementar os livros didáticos de História, um plano que relacione a educação como veículo de transformação na sociedade, com o objetivo de aumentar o senso critico de crianças e jovens e assim transformar a sociedade. Dessa forma, os direitos identificados pelo sociólogo T.H Marshall serão efetuados.