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Enviada em: 07/04/2018

Muito se debate, no contexto atual, acerca do real valor da educação nas transformações sociais do Brasil, tendo em vista a imensa desigualdade social e a extrema pobreza encontrada na maior parte do país, nos levando a questionar o lema do governo da ex-presidente Dilma Rousseff: "Brasil, pátria educadora" quando o que menos se tem visto é o investimento em educação de qualidade nas escolas públicas.        Embora tenham sido criados nos últimos anos vários programas para auxiliar os estudantes menos abastados, como o Pronatec, o Jovem aprendiz, e até mesmo as instituições de ensino técnico, a desigualdade social permanece a mesma, e a única preocupação do governo, tem sido formar mão de obra barata, sendo estudantes de escolas públicas incapazes de realizar a mesma prova para admissão no ensino superior se comparados a estudantes da rede privada, e configurando assim o sistema de meritocracia que se encontra cada vez mais visível no âmbito social.       Outro fator existente, é a falta de acesso a educação de qualidade em algumas comunidades, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, onde dificilmente são encontradas escolas em zonas rurais, e as poucas encontradas estão em péssimas condições, sendo construídas de madeira ou barro, e muitas vezes sujeitas a alagamentos e desabamentos. Tais fatos deixam evidente o total descaso do governo para com a educação pública e o desinteresse em que haja alguma transformação social no país, pois quanto mais pessoas forem educadas corretamente, mais se votará conscientemente e livre de qualquer ignorância intelectual, escolhendo assim, melhores líderes se comparado aos que estão atualmente em gestão.       Levando-se em consideração os fatos mencionados, é necessário que haja um melhor investimento do governo no que tange a educação, a curto prazo não apenas para que sejam formados indivíduos capazes de formar um pensamento crítico, mas prioritariamente a educação básica e obrigatória que por falta de investimentos não está sendo devidamente aplicada, principalmente em zonas rurais e de extrema pobreza, podendo haver também o investimento na estrutura dessas escolas e a intervenção com novas propostas pedagógicas baseadas no modelo de ensino da rede privada para que o aluno se prepare de fato desde o nível fundamental para processos seletivos e vestibulares e possa concorrer igualitariamente e sem o auxílio de cotas.Dessa forma, podemos formar uma sociedade igualitária, pois de acordo com Immanuel Kant, "É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade".