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Enviada em: 16/07/2018

Na saga Harry Potter, a personagem Hermione Granger, uma aluna academicamente brilhante, lutava por seus direitos e pela ordem na escola de Hogwarts. Fora da ficção, o papel dos jovens continua o mesmo: manifestar-se para estabelecer a paz e a segurança no meio em que vive. No entanto, o mundo deu espaço para novas tecnologias e meios de comunicação, aos quais os jovens criaram um laço, interferindo em sua forma de se comportar e pensar. Logo, a falta de crítica diante desses acontecimentos, faz com que o jovem vai perdendo a noção de "o futuro do país".       É elementar considerar que, a relação entre o indivíduo e os novos meios de veiculação de mensagem é recente. Desde o começo do século XXI, na Era da Revolução Informacional, com o aumento da velocidade de informação, a maioria dos cidadãos passou a receber mais, refletir e agir menos. Além disso, muitos utilizam essas novas tecnologias para o seu prazer por um longo tempo, como navegar em redes sociais para dar “curtidas”, deixando para depois os vários problemas que os cercam. Infelizmente, isso reflete que uma parcela juvenil esqueceu a sua função na sociedade. Nesse sentido, é importante uma visão pautada na liberdade de pensamento crítico, conforme defendia a filósofa Hannah Aredt.        Outro fator imprescindível é que os indivíduos sofrem influência no meio em que vive. Desse modo, a escola é uma peça fundamental para intervir no comportamento de seus alunos, como forma de despertar a consciência crítica de cada um. Por esse ângulo, a sociedade moderna depende da nossa capacidade de criticar e pensar coletivamente sobre nossas tradições, segundo o filósofo alemão Habermas. Dessa forma, é notório a importância dos jovens na participação social, uma vez que, são considerados o futuro da nação. Havendo necessidade de incluí-los em rodas de debates.        Pode-se perceber, portanto, que os indivíduos precisam ser capazes de questionar, para construir um consenso e fortalecer a sociedade. Para isso, faz-se necessário que o Governo Estadual em parceria com o Ministério da Educação implementem novas disciplinas ministrada por profissionais da área que debata problemas sociais e políticos, a fim de que o indivíduo construa uma visão crítica para opinar e mobilizar-se para resolver esses problemas. Além disso, é importante que essas aulas deem uma direção aos alunos de como se relacionar melhor com essas tecnologias de forma à contribuir para o crescimento individual como cidadão. Com isso, a função dos adolescentes no século XXI, poderá tomar maior forma de nitidez.