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Enviada em: 23/10/2018

O jovem como protagonista na Modernidade Líquida       O século XXI emergiu rodeado de inovações e constantes mudanças. Profissionais, outrora muito requisitados, tornaram-se obsoletos no novo século, a exemplo do datilógrafo. Diante disso, os indivíduos submetem-se a recorrentes entraves, com necessidade de mudança. Este quadro, é agravado à medida em que os jovens iniciam sua inserção neste mercado de trabalho metamórfico. Por outro lado, no âmbito político e no que se refere ao meio ambiente, há uma ânsia por atualização e renovação, a qual pode ser saciada com ações dos adolescentes.       Sob esse viés, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman reflete sobre o seu conceito de "Modernidade Líquida" para classificar a atual situação social de relações líquidas, ou seja, com prazo reduzido e altamente volátil. Sendo assim, no nosso mundo globalizado, as relações interpessoais, segundo o pensador, são perenes, bem como o contexto profissional. Nesse contexto, empreendimentos saem do papel com realizações exponencias, geralmente geridas por adolescentes, cuja visão empreendedora está inserida na realidade líquida atual, como as empresas Facebook e Apple. Assim, o jovem torna-se personagem no mundo dos negócios, o conduzindo de modo revolucionário.       Todavia, o âmbito político não fora consonante à revolução empreendida por grupos de jovens empresários. Mas, sim, é conduzido sempre pelos mesmo indivíduos à medida em que são reeleitos constantemente. Desse modo, os adolescentes não são atraídos às questões políticas, perpetuando o mesmo ciclo no poder executivo e legislativo. Além disso, no que concerne á saúde do planeta, também existe necessidade por mudança. Os níveis de poluição aumentam anualmente, ao passo que as grandes cidades sofrem com temperaturas muito elevadas nos verões e com as chuvas ácidas com seu enorme poder corrosivo.       Portanto, é indelével a projeção protagonista dos jovens inovadores. Cabe a eles buscar novos meios de sanar as necessidades da sociedade, seja no campo político, empresarial ou ambiental. Nesse sentido, é necessário maior comprometimento com a política, a fim de aproximá-la dos adolescentes, de modo que sejam vetores de mudança, por meio de palestras realizadas nas instituições de ensino. Da mesma forma, as questões da problemática ambiental são também incumbência da juventude, a fim de conduzir projetos inovadores que melhorem a relação entre homem e planeta. Para tanto, é necessário que, também nas escolas, haja tal incentivo, por meio de feiras escolares.