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Enviada em: 06/05/2019

“Temos todo tempo do mundo” é um trecho da música “Tempo perdido” da banda Legião Urbana, que tinha como propósito declarar a significância da atuação do jovem na sociedade. Nesse contexto, observa-se o debate sobre a função do adolescente na sociedade, todavia, nota-se o comprometimento do exercício da cidadania juvenil. Esse cenário advém da falta de infraestrutura básica de apoio ao jovem. Assim, dentre os fatores que incitam tal situação, estão a falha do modelo educativo, aliado às desigualdades sociais existentes.      Primeiramente, é necessário associar o precário sistema educacional à atuação juvenil na sociedade, já que se evidencia a dificuldade de adolescentes em lidar com situações cotidianas. Tal conjuntura ocorre graças ao falho modelo educativo, o qual segundo dados do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), apresentou ensino deficitário. Logo, por meio desses dados nota-se que a preocupação em formar apenas indivíduos aptos ao trabalho compromete a função destes na sociedade e na política, pois declara o descaso do Governo perante a cidadania adolescente.         Em segundo plano, frente à falha educacional, é válido ressaltar que as desigualdades sociais desestabilizam o trabalho futuro de adolescentes. Evidentemente, isso acontece devido à segregação de parcela da juventude, a qual por conta da ineficiência do Governo em gerenciar serviços sociais, fica incapacitada de atuar na sociedade. Dessa forma, tal fato vai de encontro com a teoria de John Rawls, o qual diz que para garantir a equidade social, o Estado deve proporcionar serviços a todos, já que a falta de oportunidades dificulta o exercício do jovem cidadão na comunidade.            Em suma, evidencia-se que a ausência de infraestrutura de apoio aos adolescentes é o cerne da dificuldade de atuação destes na sociedade. Desse modo, é fundamental que o Governo Federal, aliado aos Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social, criem o “Plano de Apoio Juvenil”, por meio da destinação de verbas e da integração deste à base comum curricular, tendo por finalidades a formação cidadã e o desenvolvimento social. Ademais, deve-se investir também em serviços sociais básicos, os quais irão garantir oportunidades aos jovens marginalizados. Essas diretrizes irão atuar de maneira a incitar o envolvimento dos indivíduos com as questões comunitárias, além de afirmar “Todo tempo do mundo” para desempenhar suas funções.