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Enviada em: 10/05/2019

Na Grécia Antiga, o filósofo Sócrates já mostrava -ao estimular a busca do conhecimento aos jovens - a grande importância desses indivíduos na realidade social. De forma análoga, a juventude, apesar de ter sido por muito tempo negligenciada, se mostra hoje como um grupo de grande relevância, sobretudo no que diz respeito à participação social e ao ato de inovar. Entretanto, essas atitudes não vem sendo devidamente efetivadas, seja pela falta de estímulo, seja pela falta de recursos. Logo, faz-se necessário buscar meios de tornar os jovens do século XXI mais engajados, sob pena de prejuízos a toda sociedade.  Em primeiro plano, vale ressaltar a importância dos jovens na transformação da conjuntura social. A esse respeito, a Primavera Árabe - iniciada em 2010 - foi marcada por diversos movimentos sociais em países do Oriente Médio em que a ampla participação da juventude foi fundamental para melhorar a situação em alguns desses países. Ocorre que a Primavera Árabe foi apenas um exemplo de milhares de outros em que a os jovens se engajaram em prol de mudanças positivas, evidenciando a importância desses indivíduos nesse aspecto.Contudo, embora essa prática tenha se desenvolvido nos últimos anos com o auxílio das redes sociais, a falta de um maior estímulo das instituições basilares ,no Brasil, acarreta numa geração de jovens progressivamente omissa de suas funções sociais.Por isso, é preciso buscar caminhos de incentivo aos jovens urgentemente.  Além disso, cabe destacar que a omissão do Estado e da escola dificulta a efetivação do papel juvenil de inovar. A esse respeito, a Constituição Federal de 1988 garante a destinação de recursos para incentivar a criatividade e o desenvolvimento tecnológico nas instituições de ensino. Entretanto, devido à negligência governamental, esse princípio não se consolida na prática como deveria, de modo que o número de jovens interessados ou com recursos para efetivar seu papel de inovar seja muito baixo,dificultando a efetivação de ideias que poderiam melhorar a vida de várias pessoas. Assim, um maior estímulo estatal e escolar é fundamental,não apenas para concretizar a função do jovem no século XXI, mas para consolidar a Carta Magna vigente na prática.  Diante disso, urge, portanto, que o Ministério da Educação, com um auxílio financeiro oriundo do Poder Executivo, proporcione maior estímulo para enrijecer o papel social da juventude brasileira, por meio da elaboração de um Projeto de Lei que obrigue as escolas e Institutos Federais de todo o Brasil a promoverem palestras e aulas que incentivem a criatividade e o engajamento dos jovens, a fim de consolidar a sua função e,assim, levar o país rumo a um caminho melhor. Com isso, será possível desenvolver a participação da juventude como Sócrates outrora buscava.