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Enviada em: 26/10/2017

Desde o século XVIII, com o Iluminismo, é corroborado que a sociedade progride quando a população une-se em prol de causas sociais. Nesse sentido, a participação dos jovens nesses levantes sempre foram assíduas. Isso se evidencia pelo alto envolvimento histórico em manifestações, como também por sua inserção na conjuntura política.   Primordialmente, desde a época ditatorial brasileira, a função representativa dos jovens mostravam-se presentes. Por conseguinte, o Movimento Estudantil, no governo ditador, teve sua sede incendiada por ser considerada uma ameaça ao regime. Além do mais, esse grupo obteve direitos, como a lei do “Grêmio Livre”, o qual, concedeu representatividade aos estudantes dentro de seus colégios. Desse modo, a participação da juventude manteve-se com o compromisso de lutar por direitos do cidadão.    Ademais, os movimentos de “Diretas Já”, o qual, eram a favor de eleições diretas para presidência, contaram, também, com a participação dos jovens. Nesse contexto, sua função social no século XXI está correlacionada com a busca de espaço no corpo político. Ainda mais, cada vez mais jovens, de acordo com o jornal UOL, estão estudando para ingressar na política. Dessa forma, seu papel social possuí grande relevância na sociedade contemporânea.    É evidente, portanto, como a juventude manteve-se presente nos levantes sociais e suas reivindicações precisam ser ouvidas. Nesse viés, é dever do Ministério da Educação promover, em escolas e universidades, o projeto “aprendiz em debate” e, por intermédio de workshops, rodas de conversas e palestras, discutir sobre a função social dos jovens na atualidade, com a intenção de ouvir esse público e propor melhorias a sociedade. Outrossim, esses encontros ocorrerão mensalmente e contarão com a participação de pais, alunos, representantes do Governo e comunidade. Além disso, o Governo deve criar cotas no congresso para a inserção dos jovens no corpo político. Só assim, será possível alcançar o lugar de verdadeiro Estado Democrático de Direito.