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Enviada em: 31/01/2018

O cego que guiará outros cegos       Ao sair do ensino médio ou da faculdade, a sociedade acredita que o jovem possuí ideias, opiniões e soluções para os problemas globais. Desse modo, o culto da juventude é o desprezo pelo conhecimento. Afinal, se ao sair da escola, o indivíduo já traz consigo o saber pleno, para que continuar estudando? Assim, o papel do jovem no século XXI se resume a ser um transformador revolucionário sem nem mesmo entender o que é o mundo.       Nas ideologias modernas, a vida individual não tem valor e só é adquirida ao participar de uma luta por uma sociedade melhor. Desse modo, pouco importa se o que fez é certo ou errado, o que é importante é o fato ter ocorrido. Historicamente, o resultado de tais crenças resultou no nazismo, comunismo, fascismo, terrorismo, etc. Tais movimentos tiveram como base os jovens, pois o fanatismo e o culto ao líder é de certa forma relacionada à figura do pai, diria Sigmund Freud. Na geração atual, com seus diversos aparelhos tecnológicos, atos instantâneos são realizados sem nem mesmo considerar as consequências. Juntando a instantaneidade à necessidade inerente de rebeldismo juvenil, só poderá ter consequências negativas para a sociedade.       Além disso, o sistema educacional não forma opiniões específicas, mas ensina a modelar princípios gerais. Ao invés de assumirem posições que variam de acordo com a situação, os jovens assumem posições universais e extraem-lhe conclusões que contrariam a lógica. Ao mesmo tempo que defendem a homossexualidade, também defendem o islã, sendo que em diversos países de lei islâmica a pena sobre o crime de homossexualidade seja a morte. Ou os que exaltam a autodeterminação dos povos da Palestina, mas que ignoram a minoria curda. Ou seja, os jovens que dizem saber dos problemas e das soluções, são os mesmo que praticam o "argumento suicida". Por ser um argumento que implica em uma anulação completa do discurso, são jovens que possuem discursos incoerentes.       Portanto, a geração atual pretende ser a responsável por resolver todos os males do mundo ao mesmo tempo que não tem um senso de realidade. Desse modo, é necessário uma mudança de pensamento a partir dos estudos e do entendimento profundo de mundo antes de buscar o bem para uma sociedade futura. De tal forma, deve partir do indivíduo a percepção de que não é capaz de saber o que é bom ou ruim para a sociedade e buscar a partir disso o conhecimento de filosofia, política, literatura, direito, sociologia, entre outros, antes de filiar-se a um partido político ou assumir a bandeira de movimentos sociais. Apesar de tais conhecimentos serem passados no sistema educacional, pois segundo Goethe, o jovem deverá aprimorá-los na sua solidão e moldar seu caráter na convivência.