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Enviada em: 11/04/2018

A música “Geração Coca-Cola” da banda brasileira Legião Urbana diz que a juventude é o futuro da nação. Nesse sentido, o papel do jovem no século XXI permeia vários âmbitos da sociedade, porém, se faz intenso na participação de movimentos sociais e na contribuição para a economia de uma região, a qual molda o cenário mundial contemporâneo.   Nesse contexto, é importante analisar que o jovem possui o poder de modificar mentalidades a partir de manifestações que contestam a realidade político-social de um país. Logo, associada a ideia do filósofo inglês Francis Bacon, a juventude é mais apta a agir e tomar iniciativas de acordo com suas ideologias. A partir disso, essa parcela da população pode transformar um contexto de preconceito ou abuso político com o suporte da sua força de reivindicação e protesto frente aos problemas atuais.   Além disso, a economia de uma nação é influenciada e estimulada pela colaboração laboral qualificada dos jovens. No entanto, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento econômico (OCDE), a aptidão juvenil tem diminuído e, por isso, cargos secundários são mais procurados. Dessa maneira, faz-se necessária uma maior perspectiva de qualificação profissional para a população jovem brasileira, uma vez que que isso cria um maior mercado consumidor e favorece as relações econômicas.   Infere-se, portanto, que a função do jovem na atualidade cerca o âmbito sociopolítico e econômico do país. Por conseguinte, é imprescindível a atuação da mídia, a partir de propagandas, na disseminação de novos conceitos e questionamentos com o intuito de mobilizar e alertar a sociedade para a realidade brasileira. Ademais, é dever do Governo Federal buscar novas parcerias privadas para proporcionar o incremento do investimento na educação e qualificação dos jovens. Assim, essa nova geração pode deixar um legado que influencie o futuro do Brasil.