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Enviada em: 15/08/2018

A miscigenação social desenvolvida no período colonial possibilitou a diversidade cultural do povo brasileiro. Apesar dos diferentes hábitos sociais, grande parte da população carece de acesso amplo aos veículos culturais, tendo, também, as escolas a precária disseminação dos costumes históricos. Logo, é necessário o incentivo governamental na ampliação do patriotismo da nação.        Nessa perspectiva, o acesso à cultura é dificultada pelos problemas sociais. Diante do crescimento populacional, uma grande demanda de brasileiros se deslocaram para regiões afastadas dos centros urbanos devido à precária condição financeira. Com isso, a participação desse povo nos acontecimentos presentes nas grandes metrópoles tornou-se diminuta, principalmente, nas áreas de disseminação cultural. Percebe-se que bibliotecas e teatros, símbolos da veiculação de costumes, encontram-se ausentes em regiões marginalizadas. Tal situação é contínua, pois a influência financeira nessas localidades é mínima devido ao isolamento social que essa parcela sofre, tendo a ignorância cultural perpetuada por esse povo.        Nessa ótica, o ensino público carece de ensinamento histórico. Diante da crise econômica presente nos setores educacionais, diversas escolas não possuem estrutura para disseminar a história cultural do país. Nota-se que a precária demanda de materiais didáticos e também a ausência de docentes, que se afastam por atrasos salariais, dificultam o aprendizado dos jovens, o que caracteriza a perda gradativa dos costumes da nação.        Urge, portanto, o incentivo aos valores culturais. Para isso, o Governo deve ampliar os projetos da Secretaria da Cultura, via investimentos financeiros nos veículos culturais em regiões marginalizadas da sociedade, objetivando o acesso amplo desse povo à apresentações teatrais e na leitura de livros históricos, tendo em vista promover a valorização histórica da nação.Por fim, o Ministério da Educação deve atuar na formação crítica dos jovens, por meio da ampliação educacional das escolas públicas com a introdução de materiais didáticos e docentes, a fim de conscientizar os jovens sobre os hábitos do seu povo e ampliar o sentimento igualitário da nação, pois, como dita o pensador Emmanuel Kant, ''É no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade''.