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Enviada em: 31/10/2018

Muito se tem discutido, hodiernamente, acerca da valorização da cultura popular para a construção da identidade brasileira. É inegável que as diversas culturas existentes no Brasil tem origem datadas de séculos atrás. Entretanto, após a abolição da escravatura, em 1888, houve um crescimento considerável na diversificação das culturas dos povos que aqui habitavam. Isso deve-se ao fato do governo da época incentivar a vinda de imigrantes europeus para povoar as terras brasileiras, com o intuito de prosperação social e econômica. Nesse contexto, há questões importantes que devem ser entendidas: as diferentes culturas oriundas de vários países do mundo, em especial da Europa e África; e os impactos que a falta de valorização dessas culturas podem causar na identidade do Brasil.  Em primeiro lugar, o vasto território brasileiro e os inúmeros imigrantes que aqui chegaram, contribuiram para a criação de uma cultura miscigenada e diferenciada da nação. Ao se estudar o desenvolvimento do Brasil, vê-se que a região norte tem influência dos povos negro-africanos, já na região sul, há resquícios dos povos  italianos e alemães, cada qual com sua cultura integrada. Há também culturas de origem japonesa, holandesa, açoriana e em especial, dos povos indígenas nativos. Em outras palavras, cada povo que aqui chegou com o passar do século, trouxe consigo um item que agregou na construção da cultura brasileira.  Em segundo análise, a falta de valorização da cultura brasileira é bem evidente hodiernamente. Visto que, o advento da tecnologia e itens de consumo obsolescentes, afastou um pouco a sociedade no que diz respeito à transferência de culturas entre gerações. Outrora, as crianças brincavam de pique esconde, jogavam taco ou escorregavam na grama com folhas de coqueiro. Hoje, celulares, "games", "tablets" tomaram conta das brincadeiras oriundas das gerações passadas, deixando-as apenas nas memórias dos adultos. Para mudar essa realidade, Ministério da Educação (MEC) juntamente com o Ministério da Cultura (MinC) devem, por meio de programas educacionais, incentivar a valorização das inúmeras culturas que compõem a cultura brasileira. Faz-se necessário salientar a necessidade de investimentos no âmbito escolar como brincadeiras de Boi de Mamão; festas folclóricas, tradições regionalistas com suas danças e comidas tipicas. Em suma, com o apoio do MEC e do MinC, escolas públicas e privadas de todo o país poderão implementar em sua grade curricular matérias enaltecendo a cultura popular brasileira.