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Enviada em: 21/10/2018

Segundo o filósofo Thomas Hobbes "O homem é o lobo do homem",nessa perspectiva na dinâmica cultural há uma competição entre a cultura dominante do opressor contra a do oprimido. Assim havendo sobreposição e antropofagia cultural.Deste contexto temos o fenômeno da globalizado versus o nacional em relação a cultura de massas e mesmo no contexto nacional a oposição e interseção da cultura do opressor X oprimido.     Indubitavelmente, para se construir a identidade nacional é o ideário de nação é necessário trabalhar a cultura brasileira.Entretanto,hoje temos a globalização que suprime a diversidade cultural dos países vendendo um modelo de industria cultural descrito pelo filósofo Adorno para o mundo.Sendo assim,esvaziando-a  de sentido histórico,cultura e a transformando em produto.Neste ponto vemos a cultura pop americana mercadológica substituindo em detrimento a local,a até mesmo no Sushi que resguarda muito pouco do sabor de sua terra natal.    Outrossim,temos uma disputa na cultura brasileira pelo reconhecimento do legado negro e indígena e suas contribuições históricas.De acordo com o sociólogo Durkheim o fato social é um modo coletivo de agir e pensar,dotado de externalidade,coercitividade e generalidade.Seguindo esta linha de pensamento observa-se que coercitivamente a sociedade vê elementos da historia e cultura negra e indígena como inferiores,como por exemplo:a religião de matriz africana,como coisa do demônio frente ao cristianismo  ou as lendas indígenas frente a cultura europeia.    Destarte,devemos reforçar a cultura brasileira frente a um mundo globalizado e tecnológico ao mesmo tempo que reconhecermos a historia e a cultura dos povos que formam a nação.Sendo assim,devemos ensinar através de brincadeiras,estorias e musicas genuinamente brasileiras a valorização do legado das 3 raças.Tal proposta deve ser encabeçada pelo MEC com auxilio das escolas para contribuir na formação de crianças e adolescentes,que serão orientados pelos professores por meio de material didático escolar e também midiático moderno como o youtube.