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Enviada em: 01/11/2018

Desde o iluminismo,entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro.No entanto,quando se observa a questão da importância da valorização cultural no país,verifica-se que esse ideal iluminista é contestado na teoria e não desejavelmente na prática,e a problemática persiste intrinsecamente ligada à realidade do país.Nesse contexto,torna-se clara a presença do capitalismo,bem como o preconceito,que contribui para a persistência dessa problemática em nossa sociedade.    É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema.Tal fato se reflete nos escassos investimentos governamentais,em qualificação profissional e em melhor suporte psicológico,medidas que tornariam o ambiente social muito mais coeso e saudável para os cidadãos.Por consequência de tal sistema socioeconômico brasileiro,que busca por lucros e o estabelecimento de uma rede de mercado,as produções culturais se tornam parte de um mecanismo econômico que possui um alto valor agregado,que acentua ainda mais a segregação sociocultural no Brasil,e que por sua vez contribui para a desvalorização dos bens culturais.     Outro fator relevante,nessa temática,é a consolidação de pensamentos preconceituosos,que ainda é agente ativo na manutenção e potencialização da desvalorização da cultura nacional entre a população brasileira frente à sociedade.Contudo,é fundamental pontuar que em virtude dos problemas da nossa sociedade e a desvalorização das virtudes da mesma,aspectos como a cultura nacional são vistos com indiferença por muitos brasileiros.Assim,por exemplo,o precário sistema educacional atual,introduz de maneira deficiente o conhecimento da própria riqueza cultural do país,dando espaço para as dificuldades de solucionar esse impasse.Pois,de acordo com Durkheim,o fato social é uma maneira de agir e de pensar,dotada de exterioridade,generalidade e coercitividade.     É evidente,portanto,que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem a construção de um mundo melhor.Destarte,cabe à sociedade,em parceria com a mídia,a fim de buscar  conscientizar,disseminar,nos meios de comunicação,propagandas que mostrem aos cidadãos o que a omissão deles em relação à diversidade cultural pode causar.Como já dito pelo pedagogo Paulo Freire,a educação transforma as pessoas e essas mudam o mundo.Ademais,o Ministério da Educação(MEC) deve instruir,nas escolas,palestras administradas por psicólogos,que discutam o combate aos preconceitos existentes no senso comum,a fim de que o tecido social se desprenda de certos tabus para que não viva a realidade das sombras,assim como na alegoria da caverna de Platão.