A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira

Envie sua redação para correção
    Desde a primeira fase do romantismo, os poetas já buscavam a construção de uma identidade nacional, retratando em suas obras a extensão do território brasileiro, suas belezas e suas diversidades tendo como personagens principais o índio, o branco europeu e o negro, que trouxeram para o país suas culturas, crenças e religiões, evidenciando a mestiçagem do povo. Dessa forma, é incoerente pensar em como um país tão diversificado culturalmente, desvaloriza muitas vezes uma cultura tão rica como a brasileira.
       Primeiramente, a falta de informações corroboram para o desconhecimento sobre a importância da valorização da cultura popular brasileira. Ademais, nos meios de comunicações não são frequentes publicações informando os aspectos culturais brasileiros e, sem uma maior divulgação à população, as manifestações e projetos culturais se enfraquecem e são muitas vezes desconhecidos por muitas pessoas. E, no estado da Bahia, por exemplo, no mês de fevereiro, há grandes concentração de eventos como o carnaval, que têm uma grande importância no processo histórico brasileiro , destacando a resistência dos escravos e as manifestações resultantes do processo de colonização, que são por muitas vezes desconhecidas por aqueles que participam dos eventos carnavalescos. Logo, fica evidente como as pessoas desconhecem da cultura popular brasileira. 
        Nesse sentido, um país que deveria ser símbolo de variedade, de mistura de tons e costumes, acaba se resumindo a uma cultura monocromática, e as informações que já são poucas, se agravam ainda mais por uma falta de interesse dos próprios cidadãos. Sabe-se que é importante garantir o acesso a leitura, ao teatro, ao cinema entre outros. No entanto, é preciso, em primeiro lugar, que a população perceba a importância desses itens para a formação de um indivíduo e da sociedade. Possibilitar essa aproximação - o que tem sido pouco feito - sem criar essa consciência no povo brasileiro não é resolver, mas mascarar o problema da falta de importância da população em manter sua cultura popular.
        Portanto, fica evidente a importância e a valorização da cultura popular brasileira na construção da identidade nacional. Desse modo, o Estado deve, mediante a uma parceria com as instituições educacionais, promover mais eventos nas cidades brasileiras, de modo que as pessoas saibam o contexto histórico desse evento bem como, o quanto eles para a cultura e o bem social de uma nação. Além disso, é dever dos cidadãos a busca e a valorização da cultura popular brasileira, por meio de participações em eventos de cunho cultural, assim como o resgate dos elementos históricos, para que dessa forma a cultura popular permaneça na história brasileira. Por fim, como já dizia Lao-Tzé " Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos".