Envie sua redação para correção
    Valorizando  Raízes
    
       É muito comum ao longo dia, encontrarmos diversos tipos de pessoas em locais variados e acarbarmos compartilhando situações. Poderia ser apenas um acontecimento comum, mas que pode nos fazer observar com atenção e refletir sobre a história. Ao mesmo tempo em essas pessoas são tão parecidas, possuem traços destintos. E então surgem questionamentos: De onde vem cada um deles? O que teriam para compartilhar? Histórias, marcas, lições de vida que servem para uma melhor compreensão e evolução dos seres humanos.
       A diversidade cultural está em todo o mundo, mas no Brasil ela é mais evidente por ser facilmente identificada. Isso deve-se à praticamente duas questões em destaque: A colonização, que foi miscigenada e também à regionalização de cada população. Todos os acontecimentos, aliados ao desenvolvimento, a evolução e as transformações diversas, dão origem ao que temos e sabemos hoje, e ao que será base para o amanhã.
       Apesar do conhecimento e de todas as informações que temos sobre a história do nosso passado, ainda existe uma certa resistência em aceitar e valorizar o que nos foi deixado. É comum a intolerância com as religiões, com as raças e com os costumes, sejam de  antepassados ou de uma região diferente. É preferível se apropriar culturalmente de algo que pertence à um padrão idealizado do que assumir, propagar e se orgulhar de algo que por ser diferente, ganha destaque.
       Falta interesse da população em saber suas origens, faltam meios que facilitem essa busca e o principal, falta coragem de assumir e se orgulhar do passado. Todo o crescimento, desenvolvimento e riqueza cultural que temos atualmente é graças ao passado e só teremos um futuro promissor, se valorizarmos cada etapa que nos fizeram chegar até aqui. Temos que assumir as diferenças e aceitá-las, porque isso faz parte da evolução, ou então viveremos presos à um padrão generalizado.
       Para alcançarmos êxito é necessário uma série de mudanças: Professores precisam ser incentivados a terem formação e o conhecimento necessário, historiadores precisam ter seu trabalho valorizado, é preciso construir locais de pesquisa e exposição, além de manutenção e atualização constante, pois a cultura se modifica a todo momento. São pequenas mudanças, mas que fariam a população ir em busca da ampliação do conhecimento, e consequentemente trariam a valorização cultural. Pois é necessário para o bem comum mais conhecimento, respeito com próximo, orgulho de suas origens e a aceitação das diferenças, só através disso é possivel alcançar um futuro digno e ainda melhor.