A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira

Envie sua redação para correção
    A cultura brasileira é muito diversa e abrangente, no processo pela qual essa cultura se amadureceu,a margem da sociedade teve uma grande importância. A cultura popular, sendo os costumes realizados por essa parte marginalizada da população teve um grande impacto na formação do país, tal impacto pode ser percebido desde os tempos colônias até os dias atuais.A importância desses costumes não são vistos somente na história em si, mas também na maneira como o Brasil é visto internacionalmente, ou seja a valorização dessa cultura ganha um âmbito global.
         O Brasil sempre foi um país com a maioria de sua população a margem da sociedade.O número de índios, africanos e imigrantes era muito superior a quantidade de portugueses na época colonial, esse fato tem um grande impacto na história do país.Eram esses povos marginalizados que movimentavam o Brasil, eles foram a mão de obra, eram eles que sustentavam a economia brasileira. A importância desse grupo era tão grande que ela se reflete na cultura popular até hoje, diversas características marcantes dessa cultura são inspiradas em hábitos desses povos, como a capoeira, o samba, até mesmo o fato da nossa língua diferir-se do português de Portugal é uma herança desse grupo.
          A maneira com a qual o Brasil é visto culturalmente também se baseia nessa cultura popular. O rio de Janeiro, cidade poster do país, reflete essa mistura de culturas dos povos marginalizados, o samba, oriundo da cultura negra africana, é uma das maiores atrações para os turistas. Junto do samba, existem diversas outras manifestações que também possuem origem na cultura popular e esses movimentos definem a maneira como o povo brasileiro é visto pelo mundo.
          A cultura portuguesa também teve seu impacto. Tal impacto não se reflete somente na nossa língua, mas em alguns dos nossos costumes, como a religião da maioria dos brasileiros, a católica que foi trazida pelos portugueses. Apesar da cultura portuguesa ter tido importância na história do Brasil, a mistura das culturas populares assume um papel tão importante quanto, se não mais, na história do povo brasileiro.
             O impacto que a cultura de massa teve e tem na história do país, e na maneira como ele é visto é inegável. Diversos hábitos, desde a culinária até as festividades têm sua origem nessa mistura das culturas dos povos que viviam a margem da sociedade e que, apesar disso, pelo fato de serem a maioria no território brasileiro, possuem seu papel na formação do país e nos costumes que a maioria do seu povo possui. Portanto o Brasil é um país que, apesar de ter sido, oficialmente,colonizado por só um povo, possui raízes muito mais profundas e que são responsáveis pela diversidade cultural que se firmou em todo o território nacional.