A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira

Envie sua redação para correção
    Europa, África  e Ásia são alguns dos lugares que historicamente influenciaram a formação de uma chamada cultura popular brasileira. Locais que marcaram a sua descendência no país americano de maneira tão heterogênea e singular que torna compreensível a dificuldade de caracterizar a identidade nacional. Possui tamanha importância que afeta desde aspectos políticos até de valorização histórica.
           A pluralidade cultural existente desde o período colonial constantemente foi um desafio para a unificação da população. A inconfidência mineira e a conjuntura baiana demonstram como processos culturais diferentes ocorreram dentro do território brasileiro simultaneamente. Estabelece, também, íntima relação entre história e cultura e o sentimento de pertencimento nacional. 
        Diversos governos utilizaram o aspecto cultural como um ponto de unificação e desenvolvimento do sentimento nacionalista. Vargas encontrou no carnaval uma maneira de unir a população em torno de um interesse em comum, o governo dos militares, por outro lado, encontrou esse ponto de convergência no futebol. Pondo a legitimidade de tais processos a parte, é perceptível como corroboram para a ideia de aspectos culturais serem um aspecto importante na valorização e construção da historia de um país.
         Se faz necessário, portanto, que o ministério da educação e cultura (MEC) torne parte do currículo escolar obrigatório, a nível nacional, o ensino da diversa cultura brasileira. Já a nível regional, as escolas municipais e estaduais devem promover o ensino das especificidades da cultura local, a serem previstos por lei. Ao mesmo tempo que é de primordial importância a ênfase da cultura popular brasileira na construção da história do país, é imprescindível preservar as particularidades da cultura local.