A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira

Envie sua redação para correção
    O brasil tem uma cultura diversificada em cada região, que juntas formam a identidade cultural do país, sendo ela responsável pela formação do povo por meio dos valores compartilhados. Ao passo que a modernidade avança, a cultura vai sendo desvalorizada e suas raízes são esquecidas pelas gerações. Desse modo, é importante resgatar os valores históricos a fim de promover transformações sociais positivas para a população.
       Aculturação é a imposição de uma cultura sobre a outra, fato que já ocorreu desde o período pré-colonial, entre portugueses e nativos. Esse processo ainda permeia a sociedade brasileira cuja cultura da tecnologia se sobrepõe à cultura de cada região. Diante disso, surge a aversão e a discriminação com aquilo que é diferente. Muitas culturas locais são alvos de preconceito por possuírem raízes afrodescendentes e seguirem suas crenças. Retirar essas tradições seria desvincular o patrimônio histórico formador da cultura brasileira.
       Assim como citou o poeta Fernando Pessoa, "cultura não é ler muito, nem saber muito, é conhecer muito." Entende-se que, acima de tudo, é necessário o conhecimento para fortalecer as raízes culturais. As tradições regionais dizem muito sobre um povo e podem favorecer o seu desenvolvimento, de acordo com as suas necessidades. Dessa forma, nenhuma cultura pode ser subjugada, logo, deve-se ter um prévio conhecimento para entender a importância de preservar as raízes e encontrar meios de inseri-las nas contemporaneidade.
       Portanto, a história brasileira deve ser valorizada e resguardada como patrimônio histórico cultural. Para isso, o Ministério da Cultura deve implementar políticas públicas que englobem a cultura brasileira, incentivando palestras e eventos para a população. Ademais, as escolas devem realizar ações educativas voltadas para essa temática, mostrando às novas gerações as diferenças de tradições e as raízes de cada local.