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Enviada em: 29/04/2017

O Brasil possui alta densidade populacional com diversidade cultural e étnica, não é preciso muito para identificar os mesmos: o sotaque, que se difere em cada estado, a comida da região, as danças, os artesanatos, o folclore que fazem-se parte da cultura popular assim como da erudita.     Oque seria uma pessoa de ''sangue puro'' em uma nação miscigenada? Desde o Brasil Colonia, já apresentava-se grande diversidade cultural: tribos indígenas, africanos,italianos e europeus viviam entre si, mesmo que de forma não amistosa.    De acordo com Félix Guattari, podemos distinguir três sentidos do termo cultura: a valor, alma coletiva e a mercadoria. A última atualmente mais comum pois é considerada como moeda de troca pela lógica do mercado capitalista,difunde-se a cultura pelo mesmo mecanismo de distribuição de qualquer outro produto.    A publicidade e a industria cultural se confundem: a repetição mecânica do mesmo produto cultural é a repetição do mesmo slogan propagandístico.Uma vez que a cultura perde sua linguagem, transformando-se no contexto da sociedade capitalista,seja às margens desse mesmo mercado, já que mesmo em uma '' cultura marginal'' (produção artística que não se enquadra dentro dos padrões tradicionais) também é mercadoria   A cultura adquire uma contundência no mundo contemporâneo, ao lembra-se de grandes diferenças características de cada região e que foi aceita ao longo dos séculos, principalmente as de origem africana que receberam o nome de ''macumbaria'' pelo fato dos Europeus não entenderem do que se tratava suas comemorações, religiosas ou festivas.