A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira

Envie sua redação para correção
    Cultura é um termo que significa: conjunto de costumes de um determinado povo, difere muitas vezes de outras causando o espanto e até mesmo o sentimento de superioridade de uma em relação a outra. O Brasil por ter sido palco dos mais diversos povos apresenta grande variedade, e a população mais pobre muitas vezes está mais aberta a novos hábitos que à elite, propagando novos costumes mais rápido.
       Praticamente toda a praxe de um determinado povo pode ser contado através de sua cultura é ela que mostra o passado e ajuda a entender o presente. O costume de lutar ou dançar capoeira mostra como algo tão simples pode ajudar a entender o passado obscuro da escravidão, se isso não fosse preservado teríamos uma visão mais curta sobre o assunto.
      Sendo assim, é necessário ensinar as novas gerações a valorizar a tradição evitando assim a aculturação que diz respeito a acolher os valores de uma outra cultura em detrimento da sua, fenômeno este que aumentou muito com a globalização. A tribo Xavante ilustra muito bem isso uma vez que os índios já estão usando shorts e as índias usando sutiã o que mostra o inicio de um aculturamento e o risco de perder em breve a sua identidade.
     Portanto, para preservar é necessário maior interação entre o Ministério da Cultura e as prefeituras, fortalecer a economia criativa das pessoas que trabalham vendendo seus artesanatos garantido sua sustentabilidade, combater todas as formas de discriminação contra os praticantes da cultura popular, valorização dos mestres da tradição, garantindo assim a conservação da cultura imaterial porque é ela que nos distingue dos demais povos tornando-nos únicos.