A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira

Envie sua redação para correção
    A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países. Apesar de ter se iniciado após a Independência, em 1822, o processo de constituição da identidade nacional ganhou um impulso maior após a década de 1930, quando Getúlio Vargas chegou ao poder.
        A cultura popular sofre alterações que contemplam os aspectos econômicos, administrativos, educativos e sociais. Nesse sentido buscamos compreender a participação do ser humano não só como inovador, mas como possuidor de uma tradição, de um contexto que lhe garante base para seus objetivos, produções e trabalho, ou seja, do imaginário, do simbólico para as formas de sobrevivências.
           A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação e convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural peculiar, que inclui aspectos das várias culturas. Os vários movimentos modernos que explodem no início do Século XX (entre os quais destaca-se o antropofágico representado por Mário e Oswald de Andrade) têm por princípio rejeitar os valores europeus e buscar aquilo que é genuinamente nacional, digerindo a cultura estrangeira e devolvendo-a sintetizada à nacional.
            Logo, é necessário que haja uma valorização da cultura nacional. Esse pode ocorrer, através do conhecimento da historia e formação da cultura brasileira. É importante que nas escolas os alunos sejam motivados para isso, com amostra de filmes nacionais que revelem tanto a cultura atual do Brasil com a construção da mesma. É valido também, que as prefeitura em conjunto com o estado, façam um plano de incentivo a leitura da literatura brasileira, incluindo esses livros no currículo escolar e disponibilizando essas obras em todas a bibliotecas das escolas e na internet.