A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira

Envie sua redação para correção
    A diversidade da cultura brasileira é resultado de uma miscigenação entre branco,índios e negros. Infelizmente,toda essa rica bagagem cultural vem sendo substituída por costumes estrangeiros. De modo geral,a valorização da história nacional vem perdendo espaço,principalmente entre crianças e jovens.
         De fato,o Brasil,por conter um território extenso,apresenta diferenças climáticas,econômicas e culturais entre suas regiões. Diante disso,são inúmeros os exemplos que herdamos,como o samba,o costume de comer farinha e a religião católica,que é a da grande maioria dos brasileiros. Entretanto, por causa de uma globalização intensa,esses hábitos e crenças culturais estão sendo deixados de lado,pois a maioria vem imitando o estilo de vida europeu e,principalmente, o do americano.
          Com efeito,essa gradativa mudança de comportamento é mais explícito entre crianças e entre os jovens,já que esses costumam estar mais conectados virtualmente. O Dia do Índio,por exemplo,está quase esquecido,enquanto que o Dia das Bruxas,raramente é esquecido por esses. Em vista disso,para reverter esse quadro de esquecimento cultural,os órgãos competentes precisam dar mais atenção ao ensino escolar,pois como dizia Paulo Freire,importante educador e filósofo,que sem educação a sociedade não muda.
          Desse modo,com o intuito de fazer crescer uma consciência cidadã pautada na valorização da cultura brasileira,deve haver mais cobrança por parte do Ministério da Educação,aos colégios,em relação a inclusão de aulas que reforcem a nossa identidade. Além disso,a própria família pode participar mais ativamente da vida  dos filhos,por meio de uma fiscalização das atividades que estão sendo feitas na sala de aula.