A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira

Envie sua redação para correção
    A cultura é o complexo que inclui o âmbito artístico, social e ideológico que se encontra intrínseco ao indivíduo pertencente à uma determinada sociedade. Desse modo, discute-se, no Brasil, a fundamental importância da existência desse conceito na sociedade brasileira. Nesse contexto, há dois fatores que não podem ser negligenciados, como o desenvolvimento social e a liberdade civil oriunda da cultura popular brasileira.
      Primeiramente, cabe pontuar que a cultura é fundamental para a expressividade dos indivíduos de uma sociedade. Comprova-se isso com o conceito do fato social, maneira de agir, sentir e pensar, proposto pelo sociólogo Durkheim, através do qual a fundamentação do senso comum está diretamente relacionada ao grau de informação cultural dos membros sociais. Desse modo, é notório a relação entre a inserção da sociedade ao âmbito cultural e a construção de desenvolvimento crítico e comportamental no meio social.
      Ademais, convém frisar que a cultura é indispensável para a permanência da liberdade civil. Prova-se isso com a frase do escritor francês André Malraux quando afirmou que ''A cultura, sob todas as formas de arte, de amor e de pensamento, através dos séculos, capacitou o homem a ser menos escravizado''. Diante disso, percebe-se que a cultura popular, um dos mais importantes patrimônios do Brasil, como livros e manifestações sociais, desde o Brasil colonial, foi fundamental para a autonomia da expressão e emancipação social.
      Faz-se necessário, portanto, que se criem medidas para a manutenção desse bem indispensável para a sociedade brasileira. É imprescindível que o Ministério da Fazenda destine uma maior parcela da economia para a preservação das formas de cultura popular, com o intuito de proteger e estimular a integração social a esse patrimônio nacional. Outrossim, as escolas devem trabalhar sobre os diversos exemplos culturais presentes no país, através de trabalhos e palestras, com o objetivo de estimular a adesão e o respeito das crianças à diversidade cultural presente na pátria.