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Enviada em: 30/04/2017

No período do século XXI, em virtude da globalização e da ascensão de compartilhamentos de costumes e hábitos, suscita-se o movimento em defesa da sabedoria coletiva. Desse modo, surge a questão da importância da cultura popular, que deve ser analisada sobre duas óticas imprescritíveis para que se observe a valorização da história brasileira.   Em primeiro plano, deve-se ressaltar que o autorreconhecimento de pertencer a determinada sociedade esteja entre as causas dessa questão. Pode-se pontuar, inicialmente, a concepção de Michel Foucault, a qual evidencia que o poder é a base de todas as relações humanas. Seguindo essa ótica, as manifestações culturais apresentam-se como um instrumento de poder, haja vista sua capacidade possibilitar a difusão de conhecimentos entre distintos cidadãos. Nesse sentido, estas propagações tendem a proporcionar a integração do corpo social, do mesmo modo que um sentimento de identidade e pertencimento a uma nação, que por sua vez propicia o mútuo fortalecimento da cultura social, como também origina a formação histórica do país e a sua valorização. Exemplo disso, são os E.U.A cujo estilo de vida originou sua noção de pátria.    Outrossim, destaca-se a herança de costumes como intensificadora da sabedoria comum. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira de agir e pensar dotada de exterioridade, coercitivismo e generalização. Seguindo essa vertente, uma vez que uma criança presencia pelo seu núcleo familiar a prática de atividades produzidas, e difundidas, por seus antepassados, propende-se a adotar essa ação também por vivência em grupo. Dessa forma, a consolidação dessa atitude, transmitida de geração à geração, funciona como um mecanismo assegurador das raízes culturais de uma população, assim como reafirmador da valorização de hábitos intrínsecos a coletividade.   Entende-se, portanto, que a cultura popular é essencial para a construção da memória do país. A fim de garantir a preservação dos hábitos históricos, o Ministério da Educação pode realizar, por meio de seus órgãos competentes, a criação de cartilhas com ilustrações típicas da diversidade cultural do Brasil, bem como com seus símbolos de identidade regional, e propagá-las nas instituições de ensino, no intuito de viabilizar o acesso dessas obras aos estudante. Assim, será possível almejar o enaltecimento da história brasileira. Para endossar esse objetivo, o Ministério da Cultura pode auxiliar, através de suas secretárias estaduais, com a elaboração, em formato multimídia, de manifestações de costumes das diferentes regiões do país, e simultaneamente com a mídia, reproduzi-lás na Internet e na Televisão, visando incentivar maior integração populacional como um corpo coletivo. Dessarte, a médio prazo será possível estabelecer uma sociedade com elevado índice de engajamento social.