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Enviada em: 22/04/2017

O dicionário Oxford da língua inglesa conceitua o termo "cultura" como ideias, costumes e comportamentos sociais de uma determinada sociedade. Nesse contexto, tais atributos podem ser, ainda, caracterizados como heranças sociais. No Brasil, a intensa miscigenação entre povos indígenas, africanos e europeus, possibilitou a formação de uma cultura nacional altamente diversificada. Hoje, no entanto, tanto a atuação da massificação cultural quanto o baixo incentivo ao contato com os costumes tradicionais provocam a desvalorização da história do país.     Em primeiro lugar, é preciso compreender os impactos provocados pela Indústria Cultural e pelo processo de massificação de valores. Esses conceitos, abordados na filosofia pela Escola de Frankfurt, são responsáveis por padronizar os ideais dos indivíduos e descaracterizar suas respectivas noções culturais. Nesse âmbito, devido à Revolução Técnico-Científica, iniciada na década de 1970, a extensa rede de comunicações que foi estabelecida proporcionou a seus usuários o fácil acesso aos novos padrões globais. Como consequência, os costumes singulares que antes consistiam em uma herança social foram substituídos por padrões genéricos e mundiais.     Ademais, a falta de incentivo local à retomada das práticas tradicionais corrobora com a persistência da problemática. De acordo com o filósofo existencialista Jean Paul Sartre, o ser humano nasce pronto e tem, dessa forma, a possibilidade de se construir. Nesse sentido, no Brasil, o contato com alimentos, danças, músicas e outras expressões artísticas, constitui um importante mecanismo para a formação do indivíduos e de sua identidade nacional. Embora essas práticas de conhecimento sejam capazes de promover a existência de brasileiros com maiores noções de alteridade, ou seja, aceitação do outro, bem como de valorização da trajetória histórica do país, há uma persistente falta de estímulo a elas.   Fica claro, portanto, que medidas são necessárias a fim de aumentar a valorização da história e da cultura do Brasil. Para tanto, como forma de solidificar a ideia de identidade nacional, os pais devem promover a seus filhos o contato com diversos atributos brasileiros, a exemplo dos contos folclóricos e das comidas típicas. Além disso, o Ministério da Educação e Cultura pode estabelecer parcerias com escolas e ONGs, para realizar feiras e espetáculos temáticos, abertos à comunidade, que apresentem o processo de formação do país e os valores adquiridos. Através dessas medidas, o reconhecimento cultural pode acontecer, assim como uma posterior redução dos impactos da massificação descrita nos estudos da Escola de Frankfurt.