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Enviada em: 24/04/2017

No dia 5 de novembro, é comemorado o dia da cultura, que é expressada por meio da arte, música, poesia, cinema, entre outros elementos. Dessa forma, a lei 10.639/03 é compreendida, propondo diretrizes para o currículo do ensino fundamental e médio - público e particular, o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana, inserindo todo meio de cultura na educação escolar das crianças e adolescentes.  É fundamental explicitar que a arte é um fenômeno cultural que tem diversas definições que está sempre ligada a criatividade, imaginação, sentimentos, obras da literatura e do cinema. As artes plásticas, por exemplo, é o marco de uma época que revela a sensibilidade de grandes artistas como: Tarsila do Amaral, Anita Malfati, Vicente do Rego, entre outros; as obras dos mesmos rompiam com a estética antiga, buscando cores vivas e a utilização de figuras geométricas, que é conhecida como Arte Moderna.  Além disso, é imprescindível destacar o ingresso da cultura africana no Brasil, através do processo de colonização. Sendo assim, a contribuição dos negros vindos da África, na cultura brasileira é uma realidade que está centrada na dança, culinária, religião e algumas vestes. De fato, como cita a Lei 10.639/03 que na educação básica da criança e do adolescente deve ser introduzido o estudo da história e influência da cultura africana no Brasil. Fica notório que o Ministério de Educação por meio de suas Secretarias, para ampliar a valorização da arte e da cultura afro-brasileira, nas escolas, deve propor atividades em que os alunos desenvolvam potencialidades como percepção, observação, imaginação e sensibilidade que podem alicerçar a consciência de seu lugar no mundo e também contribuindo de forma grotesca o interesse significativo dos conteúdos de outras disciplinas. Nas escolas podem ser trabalhados seminários, apresentação musical, estimulando a valorização e a importância da cultura no Brasil pelos alunos, favorecendo-o a relacionar com outras áreas do currículo escolar e com a sua turma. O CRAS pode auxiliar inserindo atividades como aula de capoeira, pintura, dança e culinária típica, agregando a cultura afro-brasileira na sociedade.