Envie sua redação para correção
    É notório que compreender a cultura popular é de fundamental importância, na medida que contribui para a valorização da história brasileira e possibilita dentre vários aspectos, a construção da identidade do indivíduo e o desenvolvimento local.
           Com base nos estudos de Pedroso (1999), em conjunto com o  próprio conceito da História enquanto ciência, pode-se salientar a relevância de conhecer o passado para intervenção no futuro, ou seja, entender a origem, bem como a vasta diversidade de raças e costumes que a compõe, permite uma visão mais crítica na construção da identidade cultural, capaz de romper paradigmas. Neste sentido, estabelece que o preconceito racial no brasileiro, por exemplo, é uma falta de clareza sobre suas origens que pode ser extinto quando o tema for bem trabalhado. 
        Outro aspecto importante da valorização da história brasileira é o desenvolvimento local, uma vez que o acervo de pintura, música, literatura, dança, teatro, escultura, entre tantas outras artes são reconhecidas pela sua qualidade internacionalmente, porém ainda não tem a devida importância no país, que muitas vezes é menosprezado em relação a outras culturas. Diante da importância desta valorização, sugere-se que a cultura popular seja trabalhada em todos os níveis da educação, a criação de secretárias específicas, a criação de projetos de lei e realização de eventos gratuitos que disseminem a cultura popular. A exemplo, pode-se citar o "Movimento Armorial", idealizado por Ariano Suassuna, que defendia a cultura popular do nordeste brasileiro.
           Portanto, a valorização da cultural é fundamental para conscientização e mudança de comportamento social.