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Enviada em: 29/04/2017

A cultura popular é considerada o patrimônio imaterial que define uma nação. No caso do Brasil, a miscigenação e a interação de diferentes povos resultaram na pluralidade sócio-cultural que é peculiar do brasileiro. No entanto, nos últimos tempos, a desvalorização da cultura  popular é cada vez maior e presente no cotidiano.    Em virtude da assimilação dos costumes de outras sociedades, consequência da colonização, a cultura brasileira se destaca com os seus regionalismos e com suas mutações constantes inerentes do processo de globalização que difunde, por meio da indústria do Entretenimento, a ideia do comportamento dominante e  padronizado, o chamado " American Way of Life" .   De certo que a divulgação da cultura de massa que predispõe ao arquétipo padrão, ocasiona as perdas de identidade e de noção de pertencimento do cidadão brasileiro. É possível verificar essa realidade pela constatação de que o indivíduo não valoriza sua história e seu folclore e, além disso, desconhece o seu Brasil por não explorar o turismo nacional em sua totalidade.   Tal panorama também é resultado de uma cultura popular reconhecida, a princípio, somente na educação infantil através do calendário de festas cíclicas, pois ao crescer esse jovem passa a ser direcionado unicamente pelo marketing televisivo.Essa interferência midiática aliada às tecnologias dos smartphones, da internet e dos jogos eletrônicos contribuem para a exaltação dos estrangeirismos, para a desconstrução da individualidade e , finalmente, para o esquecimento das próprias raízes.   A fim de que esse quadro seja modificado é imprescindível que o Estado, por meio do Ministério da Cultura, invista em projetos culturais, incentive as entradas a preços populares ou gratuitas para visitações em museus e exposições de arte que priorizem a história nacional. As escolas precisam inserir em suas grades curriculares disciplinas que tomem por base o leque cultural do Brasil para, dessa forma, despertar as discussões sobre o tema e a ampliar o conhecimento acerca do mesmo. Vale ressaltar o papel da mídia para divulgar os regionalismos, apresentar as festas e as peculiaridades populares de norte a sul do País e , também, divulgar uma publicidade mais informativa.    Por fim, o empoderamento da cultura popular será alcançado no momento em que a valorização do tradicional for aliada a tecnologia. Um País pode se dizer rico quando enaltece a cultura de sua gente e , um povo tem a esperança de um futuro melhor quando tem orgulho das suas origens e conhece o seu passado.