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Enviada em: 27/04/2017

Há 80 anos foi criado o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o intuito de preservar o patrimônio material e imaterial do Brasil. A partir disso, nota-se a importância em torno da conservação da diversificada cultura brasileira. Sendo esta, detentora de grande relevância na pluralidade de costumes vivenciada pela sociedade.   Mormente, ao avaliar a formação do núcleo nacional, nota-se que deis do período colonial há uma notória diversidade cultural. O encontro dos costumes europeus, indígenas e africanos, em destaque, que construiu a miscigenação que se tem hoje. Um exemplo dessa mistura, é a junção da religião africana com a católica europeia - trazido pelo jesuítas - configurando o chamado sincretismo religioso. Tal fato é evidente na cidade de Salvador, detento de grandes centros de candomblé, que é uma reunião da religião dos orixás com a católica.    No entanto, mesmo havendo uma pluralidade cultural no Brasil, permaneceu-se enraizado, por alguns, o preconceito. Segundo o IBGE, mais de 50% da população brasileira é composta do negros, Contudo, por conta da escravidão sofrida por esse, foi criado uma visão desse ser um povo inferior pelas pessoas que não compreendem suas contribuições culturais. Na música o negro influenciou no samba, na culinária no acarajé e na feijoada e na arte com a capoeira - em 2014 recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Dessa maneira, é preciso que o Ministério da Educação insira na grade curricular disciplinas que estude as diferentes etnias existente no Brasil e suas contribuições, a fim de mitigar preconceitos vigentes.   É inegável que o Brasil teve na sua formação uma mistura de facetas culturais. Dessa forma, é imprescindível que o Estado, como representante do núcleo nacional, garanta a preservação dessas diversidades de manifestações. Outrossim, a escola deve realiza debates períodos com povos de diferentes etnias, a fim de instruir seus alunos sobre a variabilidade cultural existente, para assim incitar o respeito mutuo.