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Enviada em: 30/04/2017

Ao longo da história do Brasil, o governo de Getúlio Vargas se destacou ao valorizar a capoeira, que era vista como uma prática marginalizada e hoje é patrimônio imaterial do país tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Assim, pode-se perceber que reconhecimentos como esse são de suma importância para a construção e valorização da história brasileira. Porém, muitas culturas populares ainda não são valorizadas no país, ora pela falta de conscientização entre as pessoas, ora pelo preconceito. Desse modo, é preciso analisar as causas desses déficits na tentativa de combatê-los.       Em primeiro lugar, é importante salientar o papel do Poder Federativo e do Ministério da Cultura na conscientização da população quanto à diversidade cultural existente no país devido ao fato do Brasil ser um país miscigenado. Entretanto, essas culturas populares, muitas vezes, não são enaltecidas e pouco difundidas em veículos de comunicação, e isso contribui para o preconceito e a falta de conhecimento destas entre as pessoas. Um exemplo disso é a cultura indígena e a africana, que ainda são discriminadas e suas práticas são pouco conhecidas.      Em segundo lugar, de acordo com o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele". Logo, a falta de conscientização entre crianças e adolescentes nas escolas contribui para a falta de valorização das culturas populares que fazem parte da história do país. Desse modo, a criança que não foi conscientizada pode crescer e se tornar um adulto que desconhece a diversidade cultural do país e que não respeita estas. Vale ressaltar, também, a importância da mídia para esse enaltecimento cultural. Assim, esta, muitas vezes, não veicula  propagandas e programas e não debate esse assunto na íntegra por meio da TV e internet.      Sendo assim, é preciso que o Poder Federativo junto ao Ministério da Cultura promova projetos para a valorização da cultura popular no Brasil. Por conseguinte, é importante que o Poder Legislativo promova eventos em praças públicas com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de conhecer e respeitar a diversidade cultural existente no país. Além disso, é necessário que o Ministério da Educação estude a possibilidade de implementar uma nova disciplina nas escolas que envolve conteúdos de cunho educativo sobre cultura popular para educar as crianças desde sua formação de caráter, viabilizando o pensamento de Kant. Também é viável que o a mídia junto ao governo e o Ministério da Cultura desenvolva conteúdos para trabalhar esse assunto e veicular estes em programas de TV, propagandas e internet com o intuito de conscientizar a população.