A importância da cultura popular na construção e na valorização da história brasileira

Envie sua redação para correção
    Orgulho da mistura cultural brasileira
       O Brasil é um país com muitas diversidades culturais, pois a miscigenação de povos que iniciou quando o país ainda era uma colônia e foi aumentando ao longo de nossa história trouxe como consequências crenças, festas populares, comidas,etc. Atualmente, conhecer o início de cada prática cultural é muito importante para a valorização da história brasileira.
       O processo de colonização do Brasil iniciado em 1530 trouxe vários povos europeus e negros africanos. Em nosso território já existiam aldeias indígenas que tinham seus próprios idiomas e práticas alimentares, como a língua tupi-guarani e o uso do aipim, respectivamente. Os portugueses também tinham sua própria língua e outras práticas alimentares. Os africanos pulavam capoeira, faziam feijoada e  tinham outros idiomas. Houve um choque cultural, em que cada indivíduo foi aprendendo e criando novas culturas, tendo como consequência a formação de um território rico em diversidades.
       O patrimônio deixado pelo portugueses foi principalmente a língua portuguesa, que sofreu influências indígenas e africanas. As palavras aipim,capim e pipoca são de origem indígenas enquanto que  samba, quiabo e camundongo são de origem africana, segundo a norma culta da língua portuguesa. Sambar, pular capoeira, comer feijoada ou aipim, e frequentar as  religiões como catolicismo, candomblé ou judaísmo entre outras tantas,  são costumes brasileiros fundados em culturas populares de imigrantes, negros e indígenas que ajudam atualmente a cada individuo brasileiro a ser feliz com suas raízes culturais.
        Por isso, torna-se evidente que a cultura de várias etnias fundou os costumes populares brasileiros. Então, é necessário que todos nós tenhamos conhecimento da construção e da valorização das culturas existentes em nosso território sendo imprescindível que todos os tipos de mídia divulgue esses conhecimentos com músicas, filmes, novelas etc. O Ministério da Educação deve fazer projetos para que todas as escolas ensinem o patrimônio cultural do Brasil de cada etnia, a criação da Lei 10.639/03 é um bom começo, pois tornou obrigatório o ensino sobre a cultura afro-brasileira. Também é necessário que as escolas tenham o dever  de ensinar toda a comunidade sobre a origem de cada costume, realizando peças teatrais com os alunos e chamando seus responsáveis para assisti-las. Assim, todos vão ter o conhecimento de cada costume praticado, valorizando suas raízes, que é a miscigenação de várias etnias, havendo brasileiros mais orgulhosos da história de nossa nação.