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Enviada em: 12/06/2017

Darcy Ribeiro em sua obra "O povo brasileiro" descreverá as três matrizes iniciais que compõem a população brasileira: indígena, afro e luso. Entretanto, o conhecimento sobre as mesmas mostra-se limitado a uma parcela da população e isso envolve não somente um problema educacional no país, mas também a banalização cultural para a geração de capital.       A Lei 10.639/03 que propõe a inserção do estudo da cultura afro nos currículos escolares mostra-se insuficiente pois ainda há uma lacuna mental em relação às praticas culturais que constituem o Brasil em parte da população. Por precisarem concluir o currículo pedagógico estatal - e isso consome os horários disponíveis para aula -, a maioria das instituições educacionais não conseguem incluí-las nos estudos. Além disso, vários colégios continuam com problemas infraestruturais, o que agrava mais ainda a educação nacional.       A partir desse desconhecimento, empresas e principalmente agências de moda, por exemplo, continuam apropriando-se da cultura popular a fim de gerar mais capital. O exemplo disso são as vestimentas tribais africanas. Isso implica a banalização dos inúmeros costumes da mesma, isto é, um enfraquecimento de identidades, já que a África é composta por várias tribos e, consequentemente, a diminuição do poder de resistência.           Dessa forma, torna-se necessário, portanto, que o governo brasileiro ceda espaço na Base Nacional Comum Curricular para intervenções pedagógicas que enfatizem na educação o estudo histórico das composições culturais nacional e que de fato elas sejam incluídas nas escolas, estimulando a valorização das mesmas a fim de haver uma mudança social brasileira.