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Enviada em: 19/04/2018

Uma distância relativa     O avanço técnico-científico, no final do século XX, possibilitou uma transformação no setor da telecomunicação, proporcionando uma facilidade, quanto a forma de se comunicar, bem como de transmitir informações. Nesse sentido, a educação à distância também é um dos produtos desta nova realidade, estabelecendo mudanças eficazes no cenário educacional brasileiro, a partir da democratização do ensino, como também da ampliação do conceito de ensinar.     Mormente, a democratização educacional, proporcionada pela educação à distância, é uma consequência construtiva possibilitada pela vantagem da flexibilidade de tempo e pelo contorno às distâncias físicas. Em face disso, vale destacar dados do MEC (Ministério da Educação), o qual constatam que em dez anos o Brasil apresentou um crescimento em mais de 20 porcento, em relação às matrículas em cursos EaD (Educação à distância). Desta forma, fica evidente que o avanço tecnológico, em conjunto com as necessidades do sistema educacional, tende a render "bons frutos".        Outrossim, a acessibilidade, motivada pelas vantagens do EaD, a exemplo da diversificação do conceito de ensinar; tem como consequência o estabelecimento da expectativa de transformação social, a partir da disseminação do conhecimento. À vista disso, vale ressaltar a ideia do filósofo alemão Kant, o qual afirmava que o conhecimento é um instrumento para a construção do ser humano. Destarte, fica explícito a importância e a necessidade de manter e desenvolver o ensino à distância, no Brasil, a fim de permitir o contínuo desenvolvimento do setor educacional .          Diante dos fatos mencionados, é notória a conveniência de desenvolver medidas que possibilitem a otimização do EaD, no país, em virtude das vantagens que proporcionam a democratização do acesso ao conhecimento. Por isso, cabe ao Governo Federal, representado pelo Ministério da Educação a criação de programas governamentais que solicitem uma maior acessibilidade à internet, com o intuito de expandir o acesso deste novo método de ensino às demais regiões do país, como também a criação de mais cursos de ensino à distância, nas mais diversas graduações, a partir da introdução deste método nas universidades federais. Deste modo, tem-se a oportunidade de tornar, gradualmente, a distância como algo relativo ao conhecimento.