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Enviada em: 23/04/2018

Na Idade Média, a aquisição do conhecimento era restrita à Igreja Católica. Todavia, o Renascimento Cultural na Idade Moderna possibilitou a disseminação do conhecimento e na contemporaneidade, algumas décadas após o início da Globalização, a informação se tornou mais acessível, principalmente a partir do advento da internet. No Brasil, a educação à distância é uma alternativa às dificuldades encontradas por muitas pessoas para se inserir no ensino superior em contraposição à qualidade dos cursos ofertados e do perfil profissional que é gerado todo ano.       Em primeiro lugar, o mundo de hoje é corrido e as pessoas vivem sob constante cobrança e pressão e, na maioria das vezes, não é possível conciliar os estudos com o trabalho. Além disso, existe um problema de mobilidade urbana no Brasil que impede tal conjunção, fora o fato de muitas cidades interioranas não possuírem Faculdades e Universidades presenciais. Nesse sentido, a educação à distância (EAD) é vantajosa, uma vez que é mais flexível, tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista da mobilidade, já que não é preciso sair de casa para estudar. Segundo dados do Ministério de Educação, entre 2003 e 2013, mais de 30% das matrículas de ensino superior correspondia a cursos a distância . Portanto, é notório o maior acesso das pessoas a educação.        Em contrapartida, a qualidade de ensino pode ficar comprometida, uma vez que o aprendizado depende da disciplina e grau de comprometimento dos alunos, além de não haver uma socialização deste indivíduo, o que pode interferir no perfil do profissional que será formado. Segundo Kant, o homem é um ser social e, por isso, é necessário estar inserido num contexto social para o seu desenvolvimento. Isto posto, é necessário criar mecanismos que avaliem corretamente o aprendizado, além de incentivar a socialização dos alunos, nem que seja pelas mídias desenvolvidas.        Sem dúvidas, a educação é imprescindível para o desenvolvimento da sociedade. Para Victor Hugo, ao se abrir uma escola, fecha-se uma prisão, o que corrobora importância da educação. Portanto, o Estado, por meio do Ministério da Educação deve propor maior fiscalização à abertura de cursos à distância, ao criar critérios para a abertura de cursos e requisitar avaliações anuais ao corpo docente e aos alunos. Além disso, os coordenadores dos cursos devem incentivar que os alunos socializem, ao fazer encontros mensais para discutir os conteúdos, além de diversificar a forma de avaliação, com encontros semanais online para discussão de casos, além de apresentação de trabalhos via internet pelos alunos.