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Enviada em: 20/04/2018

Formação flexível    Na historiografia e na contemporaneidade, constata-se que a eclosão da revolução industrial marcou o início de uma nova era de informação e tecnologia no mundo. Dessa forma, é notório que hodiernamente o sistema de Educação a Distância tem ganhado forte espaço na sociedade brasileira devido ao avanço tecnológico. Entretanto, há entraves para a solidificação desse modo de ensino no país, seja pela má organização do ensino a distância, seja pela evasão dos alunos nos cursos.    É primordial ressaltar que a má estruturação do EaD em certas universidades inviabiliza uma formação educacional efetiva. Atualmente, apesar desse tipo aprendizagem oferecer vários adeptos, como maior flexibilidade e menos custo, a desmotivação dos alunos pelos cursos são constante. Isso decorre pelo fato dos centros educacionais não ofertarem materiais de qualidade e de fácil compreensão, além de sobrecarregarem os aprendizes com excessivas quantidades de atividades.    Outrossim, é irrefutável que a desistência dos alunos é frequente, uma vez que, tal evasão também é provocada pela falta de planejamento estudantil. Nesse sentido, cabe salientar que o EaD no Brasil surgiu em 1904 com o curso de datilografia por correspondência, e, hoje é considerado como uma forma flexível de ingressar no ensino superior. Nessa perspectiva, é evidente que esse programa de ensino é de suma importância para milhares de brasileiros que não tempo suficiente para frequentar um curso presencial. Mas, a falta de tempo hábil por diversos alunos decorre pela falta de planejamento, e, por conseguinte causa a desistência.    Torna-se evidente, portanto, que obstáculos sejam mitigados, a fim de proporcionar maior flexibilidade de aprendizagem aos alunos. Destarte, é imprescindível que o Ministério da Educação, junto às universidades, por intermédio de projetos e  debates, reformular a carga horária dos estudantes, além de ofertar materiais de fácil entendimento e aumentar o número de universidades a distância, no fito  impedir a evasão dos acadêmicos virtuais e expandir o número de acadêmicos no ensino superior. Ademais, compete ao próprio indivíduo otimizar seu tempo de estudo, no intento de seguir o cronograma imposto pela universidade. Assim será possível perceber a importância do EaD no Brasil.