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Enviada em: 30/04/2018

Por mais que novas formas de aprendizado estejam sendo difundidos pelos processos tecnológicos, ainda vivemos sob a sombra do sistema tradicional de ensino. Atualmente, o fenômeno da educação à distância (EAD) surgiu para inovar essa sistemática ultrapassada. Entretanto, mesmo afastando barreiras, o ensino à distância tem o desafio de democratizar seu acesso às pessoas e otimizar a didática aos alunos.   É válido ressaltar, antes de mais nada, os impasses que permeiam a democratização no manuseio das ferramentas da educação à distância. O Brasil conta com instituições renomadas responsáveis pelos melhores preparos, seja para processos seletivos, seja com o propósito de obter êxito no meio acadêmico, mas com preços de serviços nada acessíveis. Nesse contexto, surge o ensino à distância de forma a atenuar os valores dos auxílios prestados. No entanto, devido a interdependência com a internet, exige-se uma inclusão digital eficiente.    Além disso, vale ressaltar a responsabilidade do corpo docente para otimizar melhor a didática da educação à distância aos alunos. As maneiras de repassar os conteúdos realizados pelo tradicional sistema de ensino, cada vez mais põem em risco o rendimento dos estudantes na assimilação das matérias. Em contrapartida, a aprendizagem não presencial flexibiliza o momento de assistir as aulas, podendo, por exemplo, acompanhar em casa ou enquanto enfrenta um trânsito. Contudo, tais ambientes são distrativos frente à atenção do aluno na aula, pondo professores à prova nessa situação.   Torna-se evidente, portanto, o papel inclusivo da educação à distância, bem como suas ferramentas que auxiliam o aprendizado dos alunos. Para isso, empresas privadas, por meio da instalação de provedores de internet, podem levar acesso à rede até os lugares recônditos do Brasil, a fim de facilitar o ensino à distância. Outrossim, as escolas, através de cursos extensivos, devem capacitar os professores ao ambiente EAD, objetivando introduzir didáticas interativas que beneficiem os estudantes.