Materiais:
Enviada em: 01/05/2018

Com a terceira Revolução Industrial, a internet radicalizou a vida social e influenciou também na pedagogia, onde atualmente a educação à distância é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil. Caracterizada pela flexibilização que se adapta as diferentes rotinas e possibilidade de mobilização, essa nova plataforma educacional abrenge diversas camadas da sociedade brasileira. Sendo assim, é imprescindível discutir os efeitos relativos à democratização da educação e o atenuamento da responsabilidade das escolas e universidades no ensino.    No que se tange ao acesso mais democrático à pedagogia, é notório o quanto a rede de internet atrelada com as novas tecnologias diminui a continência de conhecimento e abrange aos diversos setores da população. Visto que a possibilidade de estudar em todo lugar e a qualquer momento oferece oportunidades à pessoas que não possuem acesso as instituições escolares ou precisam trabalhar. Oferecendo assim menor disparidade na concorrência para o mercado de trabalho ou para ingresso nas universidades.   Outro ponto que mereça destaque é a minoração do dever escolar no ensino, onde o aluno que já estudou online não demanda de tanto tempo presente. Além de que o aluno em suportes educacionais podem procurar didáticas que se adequem melhor ao seu modo de aprendizagem, cabendo as escolas tirar dúvidas ou reforçar o conhecimento.    Infere-se portanto que a flexibilidade da educação à distância é algo essencial. Sendo assim, cabe ao governo por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) organizar e melhorar o acesso à internet a população pobre por meio de programas de inclusão digital que doe computadores e forneça rede. Ainda cabe à mídia por meio de campanhas divulgar a possibilidade dessa forma de ensino para população que não têm acesso escolar.