A importância da educação à distância no Brasil

Envie sua redação para correção
    Até a Idade Média, as pessoas que dedicavam parte de suas vidas ao desenvolvimento intelectual eram as minorias que estavam em um patamar mais elevado da sociedade. Atualmente, o cenário modificou-se e tem-se observado o maior crescimento do acesso ao aprendizado, como proporciona a educação à longa distância (EaD) associada às novas tecnologias. Devido ao avanço significativo da EaD, torna-se indispensável a discussão acerca do assunto, uma vez que ainda há fatores no Brasil que prejudicam o seu maior desenvolvimento.
     Em primeiro lugar, é importante destacar que, em uma sociedade cada vez mais dinâmica, é fundamental que os serviços estejam mais acessíveis. Sendo assim, as plataformas educacionais oferecem acesso por inúmeros aparelhos eletrônicos, facilitando o dia a dia dos adeptos. Além disso, com o crescente reconhecimento da EaD pelo Ministério da Educação, a formação intelectual dos estudantes, juntamente ao comprometimento com a rotina de estudo, tende a aumentar significativamente. Isso revela o quanto a população brasileira se beneficia com os novos métodos.
     Entretanto, apesar do crescimento dos novos meios educacionais, ainda há fatores que dificultam o acesso para parte da população. Um grande número de plataformas de ensino exigem equipamento eletrônico de qualidade, bem como acesso à internet. Com isso, uma vez que esses requisitos não estão disponíveis para a totalidade dos brasileiros, a minoria encontra-se excluída em face do que deveria ser globalizado,intensificando a ideia de que a desigualdade social aumenta com o avanço da tecnologia.
     É imprescindível, portanto, a facilitação do acesso a educação à distância. Dessa forma, o MEC, em parceria com Instituições privadas, deve ampliar a distribuição de computadores e tablets para os alunos da rede pública, para familiariza-los com os novos meios de ensino. Além disso, o Governo Federal, apoiado pelas empresas de telecomunicações como a Embratel, deve promover a instalação de internet pública também em pequenas cidades. Assim poderemos, aos poucos, aumentar o acesso a EaD.