Materiais:
Enviada em: 30/05/2018

No Brasil, de acordo com o MEC, o número significativos de educandos inseridos em unidades de Ensino a Distância (EaD), cresce gradativamente desde 2003, em preferência de cursos presenciais. Uma vez que o EaD possa apresentar dificuldade à concentração e disciplina do aluno e a sociabilização, como também tal designa em maiores vantagens relacionado ao tempo e comodidade.   Como aborda Paulo Freire em seu livro "Pedagogia dos oprimidos", é necessário a importância da autonomia do estudante, principalmente neste caso em que se tem a falta de um professor para discutir e tirar dúvidas, contando que existe uma gravidade à baixa sociabilização, pois com a ausência de colegas e professores, aquele aluno tímido, por exemplo, não irá se desenvolver socialmente.   É imprescindível, portanto, perceber que o EaD  trouxe muitas realizações ao Brasil, com toda a sua flexibilidade. Desse modo, podendo reparar a valia importância de um trabalhador com pouco tempo disponível obter uma graduação, como também para aqueles que moram distantes de universidades ou que tenham afazeres em casa e cuidam de filhos, assim, é permitido relacionarem o tempo que lhes sobram para os estudos, sem horário marcado.   No entanto, apesar do Ensino a Distância apresentar vantagens significantes, é preciso questionar a sociabilidade do aluno. Porém, cabe ao Ministério de Educação aderir ao sistema EaD um bate papo disponível aos alunos de mesmo curso, para relacionarem e discutir assuntos disciplinares. Como também a Instituição de ensino promover um encontro dinâmico no mês, colocando em prática o estudado, associado à outros alunos, com  objetivo de socializar e não se intimidar quando for exercer sua profissão.