É notório que o crescente uso da modalidade de ensino à distancia no Brasil tornou-se peça fundamental para a democratização da educação e flexibilização do ensino , superando as formas tradicionais e a solução de alguns problemas , relacionados principalmente pelo deslocamento e ativismo. Sabe-se que , segundo o professor e sociólogo Paulo freire : "Ensinar não é transferir conhecimento , mas criar possibilidades para a própria produção ou sua construção. Assim , a educação à distancia , surge posteriormente aliada a internet , como ferramenta importantíssima , na sua essência de transformar as formas tradicionais de ensino , na intenção de uma inclusão em massa da população , haja vista que , a educação é a saída mais eficaz para o aprofundamento do senso critico de uma nação , proporcionando assim uma sociedade mais justa. Além disso , a globalização , denominada pelo geógrafo brasileiro Milton Santos como " perversa , que mata a noção de solidariedade do homem" , dita as regras e a estrutura da sociedade e no alcance nas relações trabalhistas , propondo o modelo neoliberal , do qual , anuncia novos meios e práticas de educação , para a inserção em larga escala de profissionais melhor qualificados . Entretanto , com a propagação cada vez maior do ensino à distancia , setores da sociedades , antes sem privilégios , vem ganhando espaço para a melhoria educacional. Faz-se preciso , portanto, na atuação imediata do Ministério da Educação , na instituição de leis que garantam a massificação do ensino , que atenda a um numero maior da população e também na garantia das características do ensino à distancia , como : horários flexíveis , mensalidades acessíveis e a possibilidade de estudar em qualquer lugar.