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Enviada em: 04/06/2018

Embora ainda haja evidências de preconceito contra a EAD,Educação à Distância, no meio universitário brasileiro, é improvável não notar seu crescimento. Durante os anos de 2003 a 2013, aproximadamente, um milhão e cem mil matrículas registradas correspondiam a cursos a distância no ensino superior. A educação desempenha um papel indispensável no processo de desenvolvimento da sociedade, e a educação a distância representa o acesso daqueles que têm dificuldades em ser inseridos na Educação Superior.  A educação a distância tem ganhado um maior espaço no que tange a Organização do Sistema Educacional Brasileiro, minimizando questões como deslocamento e ativismo. O que antes era fator determinante para aprovação,como a presença obrigatória do aluno em um ambiente físico, passa a ter uma flexibilidade vantajosa para os alunos. Contudo, esta mesma flexibilidade pode se tornar uma desvantagem, uma vez que a autonomia dada aos estudantes é carente de responsabilidades, já que, requer uma grande disciplina do estudante para uma melhor abordagem e exploração dos conhecimentos adquiridos.  Apesar de facilitada por meio da Internet ,a difusão do conceito de Educação a Distância, é importante ressaltar que, além de planejar aspectos como duração e carga horaria do curso, ferramentas para uma melhor comunicação entre professor e aluno são indispensável para um curso de sucesso. Da mesma forma como nos cursos presenciais, acompanhar alunos não é uma tarefa fácil. A tutoria tem um papel fundamental para motivar o educando, uma vez que, uma das principais causas de evasão na modalidade a distância é a carência de um acompanhamento sistemático dos professores. Então consequentemente, a falta de motivação dos alunos é um dos desafios relacionados a evasão.  Em vista disso, é necessário que o Poder Público destine maiores investimentos na formação dos professores e reconsidere aspectos como os desafios impostos na própria dinâmica de efetivação do ato de estudar. Também é necessário que órgãos da administração pública  repensem sobre as tecnologias utilizadas nos laboratórios de EAD e nos cursos a distância, visto que mudanças nesse âmbito irão refletir diretamente na prática educativa do professor.