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Enviada em: 10/06/2018

Durante o período da ditadura militar brasileira, o Projeto Minerva foi uma contribuição do Serviço de Radiofusão Educativa do Ministério da Educação para a formação educacional de adultos no país. Dessa maneira, esse projeto utilizava o rádio para atingir a população em suas tarefas cotidianas, contribuindo para o desenvolvimento de suas potencialidades cognitivas e para a inovação dos métodos de ensino vigentes. Isso posto, a educação à distância passou a desempenhar um papel, a ser analisado, cada vez mais importante no Brasil.       Hodiernamente, o ensino à distância no Brasil só é possível graças aos fenômenos da revolução técnico-científico informacional e da globalização, responsáveis por facilitar o acesso às novas tecnologias da informação tanto no país quanto no mundo. Apesar disso, esses fenômenos possuem efeitos antagônicos na sociedade, visto que embora, por um lado, proporcionem um maior acesso coletivo aos aparatos digitais, por outro provocam um agravamento das desigualdades sociais e tecnológicas. Assim sendo, o Ensino à Distância (EaD) é um recurso muito importante na democratização do ensino e conta com o uso de recursos tecnológicos para a sua efetiva implementação, mas, apesar disso, os indivíduos que não possuem um pleno domínio com computadores, celulares e rádios podem ser segregados desse tipo de modalidade educacional.       Ademais, o EaD ainda é marginalizado por uma parcela da população em âmbito nacional. De acordo com o cientista Albert Einstein, “vivemos em uma época em que é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito”. Logo, nessa analogia, embora o ensino que utiliza de metodologias alternativas seja uma opção para quem necessita de uma maior flexibilidade, como jovens e adultos que necessitam trabalhar, ou até mesmo para um índio Pataxó que mora longe de uma universidade, permanece, ainda, um certo preconceito no que tange à credibilidade desse método, assim como uma resistência ao novo modelo de educação no cenário nacional.       Infere-se, portanto, que a Educação à Distância é de grande importância para a difusão do saber educacional tanto em lugares ermos, quanto em locais em que os indivíduos necessitam de uma maior flexibilidade, mas necessita ser aprimorada. Logo, para que isso ocorra, o Ministério da Educação deve realizar parcerias com instituições privadas, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), e prover uma especialização tecno-pedagógica aos professores. Destarte, tais medidas tornarão o uso da tecnologia mais fácil para quem tem dificuldade e ampliará o acesso à educação. Outrossim, campanhas de valorização das diferentes modalidades de ensino devem ser veiculadas na mídia,pelo mesmo ministério,reduzindo o senso comum e dando visibilidade ao EaD no Brasil.