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Enviada em: 12/06/2018

O acesso a educação é, por lei, um direito de todos os brasileiros, mas muito são os obstáculos que contrapõem-se. A exemplo tem-se a dificuldade de locomoção e adaptação de horários para que se consiga comparecer em aulas presenciais. Tendo por base a problemática exposta, a rede de ensino a distância (EAD) vem ganhando cada vez mais adeptos no cenário do país.       Sabe-se que o Brasil é considerado um país de dimensões continentais e com grande área ainda ruralizada. Ainda é fato que as melhores oportunidades de ensino encontram-se nos centros urbanos. Tendo em vista os dois pontos apresentados, compreende-se que os residentes de localidades consideradas menos desenvolvidas vão ter dificuldades de obter acesso ao sistema de ensino, seja pela dificuldade de se transportar para outra cidade diariamente ou de manter-se em outro município.      Em uma análise ainda mais profunda do argumento anteriormente citado, pode-se expor as própria dificuldades encontradas nos determinados centros urbanos, tendo em vista o elevado custo de vida das cidades, até mesmo nas necessidades mais básicas, tais como alimentação e transporte, levando então a construção de outro empecilho: jovens que precisam trabalhar para manter-se.        É de conhecimento geral que a taxa de jovens que necessitam do trabalho para o sustento é alta no país, comprometendo grande parte do dia e os indisponibilizando de tempo livre no chamado horário comercial, cuja grande parcela das instituições de ensino funcionam. Mesmo em casos de instituições particulares que propiciam horários mais flexíveis aos alunos presenciais, a jornada de trabalho exaustiva de muitos gera desconforto no momento em que têm que acrescentar ao fim do dia outro compromisso longe de casa.       Em virtude dos fatos mencionados, fica claro que o sistema de educação a distância tem papel importantíssimo para formação educacional do brasileiro, mas ainda é um setor pequeno, pouco conhecido e dominado por instituições privadas, fazendo-se necessário que o governo tanto federal como estadual imponham-se sobre a pauta, aumentando o número de instituições públicas que utilizem o método EAD, juntamente com a veiculação de propagandas sobre as mesmas, dando enfoque em áreas ruralizadas, onde maior parte da comunidade ainda não consegue acesso ao sistema de ensino.