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Enviada em: 13/06/2018

De acordo com o filósofo Paulo Freire, se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela tampouco ela muda. Analisando essa afirmação, pondera-se que a educação é imprescindível para as transformações sociais de uma nação. Entretanto, no Brasil não é dada a devida importância ao ensino à distância devido a esse modelo educacional ser pouco valorizado e por receber poucos investimentos. Isto posto, é necessário analisar esse problema, de modo a propor soluções para dirimi-lo. Hodiernamente, afirma-se que, como o fim da Primeira Guerra Mundial a demanda social por instrução escolar aumentou e, juntamente com ela, as inovações no meio tecnológico influíram decisivamente para o estabelecimento da educação à distância no país. Todavia, esse modelo de ensino é pouco valorizado em razão de ser uma tecnologia recente no país - popularizou-se apenas na década de 1970 com o Telecurso, que disponibilizava aulas pela mídia televisiva. Além disso, ao analisar um país como o Japão, que no século XX investiu largamente na formação educacional de seus cidadãos e que obteve como resultado seu pleno desenvolvimento como potência mundial, pode-se desvelar o valor que a educação possui nas transformações sociais de uma nação. Porém, no Brasil, decorre o oposto, pois menos de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) é destinado à educação, segundo o jornal O Globo, e, em menor escala, ao ensino à distância, resultando em sua desvalorização. Dado o exposto, é imprescindível que o Ministério da Educação amplie os investimentos em educação à distância como, por exemplo, pela ampliação de cursos superiores nesse modelo, de modo que medidas como essa contribuam para a expansão da área no país. Outrossim, cabe à mídia televisiva divulgar o tema em novelas e seriados para que, desse modo, esse modelo educacional adquira mais valor e importância na sociedade brasileira.